.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-03-10

 

A Bolha do Nasdaq

O editorial do Jornal económico espanhol Cinco Días, de hoje, recorda a bolha do Nasdaq de há cinco anos, referindo que dois ou três dias antes do 10 de março, dia do início da volatilização do mercado tecnológico, os investidores ainda defendiam que a economia tinha entrado numa nova fase, as crises cíclicas tinhsm terminado.
Este "convencimento" ia de encontro à teoria dos gurus, a mudança das leis da economia, graças ao crescimento da produtividade permanente da década, teorias que se esboroaram de forma dramática.
Como diz o Cinco Días, a principal conclusão destes cinco anos é a de que as bolhas e suas consequências economico-financeiras não são evitáveis, nascem e reproduzem-se e ao fim e ao cabo como muitos economistas dizem as teorias económicas servem mais para explicar o passado, acrescentando eu que mesmo a essas análises do passado podem escapar aspectos fundamentais, pois como bem refere o editorial do jornal citado, a bolha teve pequenos antecedentes que não foram ou não se quis incorporar nas leituras. As conveniências......

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?