.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-03-01

 

Democracia Participativa

No dia 10 de Fevereiro decorreu no fórum picoas um debate entre representantes de quatro partidos com assento parlamentar acerca de "estratégias para a sociedade da informação".
José Tribolet interveio afirmando que estávamos nas duas semanas de quatro em quatro anos em que a sociedade era ouvida e que quem ganhasse as eleições iria mergulhar numa enorme carga de trabalho afastando-se novamente até que novas eleições voltassem a ocorrer. Perguntou o que estavam os partidos a pensar fazer para que fosse possível a sociedade ser ouvida durante a governação.
A esta pergunta apenas Mariano Gago respondeu dizendo que existem várias teorias mas que ele acreditava sobretudo no "benchmarking".
Eu, pobre mortal, fiquei na altura a pensar : Sou muito ignorante. E eu que julgava que o "benchmarking" era uma forma de comparar o desempenho de um processo com uma 'best-practice' ou com práticas concretas.
Depois fui ler e afinal a minha percepção parece correcta (por favor alguem me desminta).
Concluindo : Mariano Gago chutou para canto. A uma pergunta sobre a participação respondeu com o processo para avaliar o desempenho.
Dado que não consegui ser esclarecido tenho a sensação que José Tribolet estava próximo da verdade. Não irão existir grandes métodos para fazer chegar a opinião dos cidadãos aos governantes. Parece-me que mais uma vez ela irá chegar sob a forma de pressões de grupos e lobbies.
Fiquei por outro lado com algumas dúvidas. Pode ser que alguem me ajude:

Comments:
Mariano Gago chutou para canto e Tribolet tem razão. Como pode o povo fazer chegar algo se nem os militantes os partidos ouvem? Todos os partidos só a opinião de uma"clique" é tida em conta. A sociedade civil?n Essa só se fosse forte através de movimentos de opinião. Mas cá?!!! Ana Esteves
 
"democracia participativa". Utopia. Não desista
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?