.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-03-15

 

O emprego nos serviços

Segundo os dados do INE, divulgados hoje, o emprego nos serviços, bem como o número de horas trabalhadas baixaram em Janeiro quando se compara com o mesmo mês de 2004 (variação homóloga). Essa redução cifrou-se em 0,7% para o emprego e 1,4% para as horas.

Comments:
Se os serviços não driam emprego para onde vamos? C.A
 
Se os serviços não criam emprego para onde vamos? C.A
 
O importante nos serviços não é o criar ou não emprego - é a sua eficiência.
Por vezes para criar competências é preciso criar emprego, por vezes a melhor maneira de criar competências é diminuiro número de recursos humanos afectos.
É preciso de uma vez por todas encarar os serviços públicos como serviços que devem ser geridos como empresas com vista a criar um serviço de qualidade de forma eficiente e economicamente viável.
Provavelmente para o fazer será necessário a criação de empregos num lado e de desempregos noutro. O mais importante é que sejam aplicadas medidas de rigor e adequadas a cada serviço. Medidad do estilo reduz tudo 10 %, ou aumenta tudo 2 % são simplesmente rídiculas. infelizmente têm sido aplicadas.
 
Meu cara Pedro Farinha, creio que o João Abel de Freitas se referia a emprego no chamado sector terciário, que inclui os serviços públicos mas também todas as empresas de serviços de vocação comercial.
Com a crise da agricultura mais o desaparecimento das indústrias transformadoras a única esperança de criação de empregos num país da dimensão do nosso é o sector terciário.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?