2005-03-26
A Questão Presidencial...à direita
O jornal Público divulga hoje "um dossier", aliás interessante, sobre esta temática, relacionando-a com a questão da refundação da direita após as duas derrotas, a de Durão para o parlamento europeu e agora a de Santana nas legislativas. "Direitas portuguesas à procura de saída" é o título do Público a que chamo de dossier.
De forma telegráfica, as duas teses desenvolvidas, "nesse dossier", sobre a candidatura de Cavaco Silva e a refundação da direita portuguesa são:
- a eventual eleição de Cavaco poderia constituir o chapéu sob o qual tal desígnio se processaria;
- Cavaco Silva não serve a refundação, por ser um estatista à maneira antiga e desta forma retirar margem de manobra à direita liberal para se organizar e assumir.
Para esta segunda tese, a derrota de Cavaco é mais profícua à causa refundadora da direita. Interessante ver que, nos defensores da segunda tese, predomina uma nova (também na idade) geração. Essa nova geração de direita olha para Cavaco como o mentor de "uma espécie de fontismo com um perfil autoritário" (palavras de Pedro Mexia).
Como nota, este quadro encaixa-se melhor no perfil das tendências mundiais da evolução das direitas.
Comments:
<< Home
Cavaco não é o homem que interessa à nova geração da direita portuguesa.Para ele o jogo do mercado não é tudo.
Gostava que aparecesse uma abordagem da questão presidencial...à esquerda.Os elementos disponíveis para análise estão quase completos.
Enviar um comentário
<< Home