.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-03-30

 

A Saúde na Noruega

A saúde na Noruega foi gerida durante mais de 30 anos pelas comunas.

Como as despesas de saúde não paravam de subir, e os cuidados de saúde estavam a degradar-se, o Parlamento norueguês aprovou em 2001 uma mudança, tida no País, como uma das reformas mais radicais ao colocar a saúde de novo sob a tutela do Estado e transformando os hospitais em empresas públicas.

Os estabelecimentos hospitalares passaram assim, a partir de Janeiro de 2002, a serem os responsáveis pela sua gestão, pelos seus investimentos, pela gestão do seu pessoal, recrutamentos, aquisições, organização interna, etc.

Trata-se de uma grande reforma, tanto mais operada sob a orientação de um governo de direita, em sentido diverso do seu pensamento.

Financiadas por fundos públicos, criaram-se cinco empresas de saúde, em todo o território, juridicamente autónomas, cada uma agrupando os estabelecimentos de uma região.

Estas empresas beneficiam de uma quase completa autonomia. Não podem mesmo é abrir falência.

Esta experiência recente, aprovada com um consenso político alargado, embora cedo para lhe tecer as loas todas, tem vindo a dar boas provas.

Comments:
bue da podre
 
que tretaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
encontra o "i"
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo0oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
encontra o "0" zero
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?