.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-04-07

 

As Remunerações da Administração na Banca Privada

Não se trata de uma visão global, mas de exemplos relativos aos três maiores bancos privados nacionais. Esta informação (com base no JN) reporta-se ao ano de 2004.

Exactamente neste ano, o BCP dispendeu a título de remuneração com os seus nove membros executivos do Conselho de Administração 31,323 milhões de euros, ou seja, em média, cada um receberia 3,48 milhões.

Naquele mesmo ano, a remuneração dos sete membros executivos da Administração do BPI totalizou 5,123 milhões de euros, ou seja, em média, cada um receberia 731 mil euros.

Em 2004, o BES dispendeu para remunerações dos seus treze membros executivos de Conselho de Administração 5,723 milhões, recebendo, em média, cada membro 440 mil euros.

Primeira nota. É de registar as grandes diferenças de vencimento entre os bancos mas certamente a distribuição entre pares não terá sido tão linear como a que se apresenta, pelo menos no que toca à presidência. Segunda nota. Certamente terá havido outros rendimentos não contabilizados em remunerações e que podem estreitar esta disparidade aparente de remunerações.

Comments:
Nada mau, nada mau. Podemos todos receber pelo BES!!!!
 
A pedir é de farto. Quero o BCP mais as benesses não declaradas.
 
Estes números que não dizem tudo dizem na realidade muito. Há a tendência para os olharmos como coisa fora da esfera social visto que se trata de empresas privadas. Mas não é assim. Estas empresas gozaram à partida para a concentração da riqueza e depois para a aumentaremm de privilégios concedidos pelo poderes públicos (dinheiro de todos nós)isenções,protecções, etc,etc.
Que fazer? Sugiro novas taxas de IRS acima dos 40%. De 45, 50, 55, ou mais. Matéria a estudar e que goza da experiência noutros países. Particularmente nos nórdicos.
RN
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?