.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-04-07

 

Berlusconi afunda-se



As eleições regionais, provincionais e municipais de Itália, realizadas em 3 e 4 de Abril foram avaliadas na imprensa italiana como um verdadeiro terramoto para o cavaliere Berlusconi.

O centro-esquerda ganhou 11 províncias e o bloco da direita 2.

Se estes resultados se mantivessem nas próximas eleições legislativas, daqui a um ano, em 2006, a União (bloco do centro-esquerda à Refundação Comunista de Fausto Bertinoti) chefiada por Prodi, venceria com uma maioria absoluta esmagadora o bloco da direita de Berlusconi (do centro direita aos pró-fascistas).
Os resultados inverteram-se relativamente à quatro anos.
Correr com Berlusconi é tanto uma desejável vitória política como um imperativo ético.


Comments:
Olhando para as percentagens, não vejo qualquer afundamento do centro-direita, cujas percentagens vão em lento declínio, mas sem qualquer queda brusca. A coisa que noto é, subitamente, nestas últimas eleições, uma passagem maciça dos "outros partidos" para o centro-esquerda. Ou seja, quem se afundou não foi o centro-direita, foram os "outos partidos".
 
Em quatro anos a direita "afunda-se" ou "declina lentamente" 6 pontos percentuais, perde quase todos os Governadores, ficando com 2 em 13. E se fossem legislativas ficaria com maioria bsoluta "esmagadora" em nº de deputados.
RN
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?