.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-04-06

 

Espanha, país irmão do... Brasil?

O perigo está à vista e Filipe Botton, o presidente do Conselho Empresarial da CPLP, lança o alerta.
O Brasil quer criar na península ibérica uma porta de entrada para os seus produtos na União Europeia e se Portugal não se despacha nem apresenta condições concorrenciais atractivas pois a Espanha aí está com Zapatero estreitando laços com a sua América Latina mas cada vez mais com o gigante brasileiro.
Em que cidade criar a base logística que os brasileiros pretendem com urgência? Em Portugal ou em Espanha? As propostas espanholas são aliciantes e Lula teve um excelente encontro com Zapatero.

O Público trata hoje o assunto com grande desenvolvimento em entrevista a Filipe Botton e num trabalho de Helena Pereira, Cristina Ferreira e Anabela Campos que sublinham a falta de estratégia dos sucessivos Governos em relação ao apoio à cooperação empresarial portuguesa com a CPLP e o contraste entre Espanha e Portugal na burocracia administrativa e atractivos ao investimento.
Temos poucas vantagens concorrenciais com Espanha e outros países mais avançados e poderosos que Portugal mas também não cuidamos de tirar partido das vantagens que temos em relação ao Brasil como em relação a toda a CPLP: a língua portuguesa, a presença de portugueses e o conhecimento privilegiado desses países pela nossa Administração, por empresários e trabalhadores portugueses.
Espanha, pois claro, investe no ensino do Espanhol no Brasil.
É a estratégia stupid!

Vá, Senhor Freitas do Amaral, vá Senhor Manuel Pinho, vá Senhor António Costa (Ref da Administração Pública), vá Senhor José Sócrates! É preciso recuperar o tempo perdido!

Comments:
O País não tem tido qq visão estratégica global.Esta, para existir no seu essencial, obrigaria a compromissos dos sucessivos governos,eventualmente com pequenos ajustes,sempre necessários.Teria que ser discutida e assumida por todos nós.Até parece que não temos rumo!
O que retratas é mais um dos muitos episódios ilustrativos.Os nossos vizinhos não brincam em serviço e o Brasil é só a maior potencia da América do Sul,onde a Espanha tem muita influência e interesses.
 
Parvo é o Brasil se puser a sua base em Portugal.
Portugal fica mais longe da Europa e nem sequer tem uma ferrovia capaz de escoar eficiente, ecológica e rapidamente os produtos para a Europa.
Aconselho aos brasileiros Valladolid ou Lleida. Sítios discretos, mas com boas ligações.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?