.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-04-21

 

Governo Autorizado pela Assembleia

..... a legislar sobre venda de medicamentos fora das farmácias. O empório das farmácias tem vindo a reagir a esta situação hoje autorizada em sessão plenária do Parlamento.

Ainda ontem o Presidente da Associação Nacional das Farmácias em conferência de imprensa insurge-se contra tudo e todos, inclusive contra Abel Mateus, presidente da Autoridade da Concorrência pelo facto de, no âmbito das suas funções, ter decidido elaborar um estudo sobre o sector.

No entanto, esta ideia enunciada pelo Governo, a quando da sua tomada de posse, já começa a mexer no sector, exactamente pelo lado de quem a contesta. João Cordeiro, presidente da ANF, enunciou algumas medidas positivas a implementar como o alargamento do funcionamento das farmácias para 55 horas semanais, o desenvolvimento de um projecto profissional de cuidados farmacêuticos ao domicílio com entrega de medicação em doses individuais, etc.

Todos sabemos que os problemas dos fármacos, no sentido de uma melhor qualidade ao utente não se fica por aqui, nem pelo fim da exclusividade da propriedade. Tem de ser pensado também mais a montante, ou seja, não se pode esquecer neste processo a indústria farmacêutica e os privilégios de que também usufrui e aqui o presidente da ANF tem razão quando alerta para esta questão.

Assim para o País poupar dinheiro na saúde e para o cidadão ser melhor servido e melhor tratado, ter uma melhor saúde, urge uma estratégia e medidas articuladas ao longo de toda a cadeia de produção.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?