.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-04-24

 

Lista de Pides ou lista de Correio?

Isto parece uma história mal contada. Mas é o grande título do Expresso de ontem.
Em 1974, a seguir ao derrubamento da ditadura, o regime democrático devolveu à Maçonaria-Grande Oriente Lusitano (GOL) o palácio do Bairro Alto, que lhe fora oferecido no princípio do século XX, pelo "irmão" Beethoven (José Relvas - o revolucionário da proclamação da República) para sua sede e que Salazar lhe tirara, ao proibir a associação maçónica, e entregara à Legião Portuguesa.
No Palácio um "irmão" encontrou uma lista com os nomes de 3.600 informadores da PIDE/DGS. O "irmão" guardou a lista, entretanto "esqueceu-se" dela durante 30 anos.
No dia 9 de Abril, "durante um banquete num hotel de Lisboa, um "irmão" entregou a "explosiva" lista ao Grão Mestre do GOL, António Arnault que justamente considerou que tal documento não era propriedade da Maçonaria, não poderia ter por destino o seu museu e deveria de ser entregue aos Estado Português.
Agora o Expresso de ontem informa-nos que segundo Pedro Dias, director do Instituto de Arquivos Nacionais/Torre do Tombo a lista dos informadores da PIDE, é uma inofensiva lista de correio da extinta organização fascista, a LegiãoPortuguesa.
A sonegação de uma lista de informadores da PIDE/DGS é um acto da maior gravidade moral, cívica e parece que criminal. Tão condenável atitude dá azo às mais variadas especulações. Protecção de amigos? Chantagem contra inimigos?. Que se pretendeu ao sonegar ao país a lista dos que tiveram tão criminosa conduta? Aliás ainda hoje passível de responsabilização criminal.
Considerando o GOL tratar-se de uma lista de informadores da PIDE estranho que a organização maçónica e o seu mais alto representante, António Arnault, não se tenha sentido obrigado a um vivo e público repúdio pela deliberada ocultação durante 30 anos de tão importante documento constituindo uma objectiva protecção dos informadores da polícia política responsável por inomináveis crimes para com o Povo Português.
Se a lista dos pides é uma lista de endereços de correio... então tudo isto parece uma história mal contada.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?