.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-04-22

 

Máquina Fiscal precisa de emagrecer e de melhor preparação técnica

Ontem Sérgio Figueiredo no editorial do JNegócios sobre a máquina fiscal portuguesa dizia: " a máquina que cobra impostos em Portugal é gorda, está velha e não foi preparada para a espinhosa missão que lhe foi confiada".

E, de facto, assim o é. Dois números apenas e ficamos com uma ideia da real dimensão do problema. A Direcção Geral dos Impostos (DGI) tem 11 500 funcionários, sendo que 72% não têm formação superior.

Comparando este número de funcionários da DGI com os do Ministério da Economia, temos uma DGI com cerca do dobro dos funcionários de todo este Ministério, cujas actividades do seu âmbito geram cerca de 60% da riqueza nacional (medida pelo PIB). Por outro lado temos uma DGI com muito menos gente que o Ministério da Agricultura (cerca de 2/3) que por sua vez só está ligado a cerca de 5% do PIB.

Esta é a realidade que o País tem. Os grandes entorses da máquina estatal.


Comments:
É se houver um corte aqui e ali,pode ser que emagreça.Mas e os maus gestores e assessores que prolifiram na administração publica?

E os cargos ficcticios que se arranjam para os amigos ganharem dinheiro sem fazer nada para o bem publico?

Talvez conjutamente com as reformas dos politicos que se reformam aos 12anos de serviço e completa, pode ser que emagreça.

Um foret abraço
de Paulo/FÚ
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?