.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-05-10

 

Afinal o que andam a fazer? - Interroga-se o Presidente

Jorge Sampaio interrogou-se ontem publicamente sobre o papel das universidades, numa linguagem muito chã e directa, como ele próprio assinalou. Interrogou-se no essencial sobre duas coisas: porque razão há tantos universitários a deixar os cursos inacabados? (antes do 25 de Abril havia os longos períodos de tropa que eram de facto um real desincentivo) e porque não há uma avaliação a sério dos resultados.

Sampaio tem plena razão. Só tardou pelo atraso. O grito do que "afinal o que andam a fazer" estende-se muito para além das faculdades, dos institutos universitários e dos politécnicos. Estende-se a muitos departamentos do Estado, quando não a Ministérios inteirinhos. Já surgem sinais de que em algumas áreas as coisas não marcham ou não marcham bem. Dizer que se vai "mexer" nas coisas implica dominar as questões (avaliando o que há) e ter uma estratégia e objectivos a cumprir.


Comments:
Boa ideia esta do presidente de levanter este assunto, no futuro veremos se isto serve para alguma coisa. O problema é real e complexo, há a balda de alguns professores que não prestam contas a ninguém, há a má preparação que os alunos trazem do secundário, há a desorganização de algumas universidades e mais haverá ainda...
Tudo somado o resultado é o que o presidente aponta.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?