.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-05-29

 

Estou certo ou estou errado?

Há muito boa gente (e da outra) que acha que, se prometeu não pode agora vir aumentar os impostos.
O meu amigo Daniel Oliveira, colunista do Expresso, e eminente Barnabé, diz ali que
"Sócrates não tem legitimidade democrática para os aumentar. A democracia é isto: diz-se ao que se vem recebem-se os votos e cumpre-se."
Se se trata apenas de um juizo moral pois muito bem. Se é apenas retórica partidária, pois tudo bem na mesma. Mas se não é isso deixa ver se percebo.
O défice é aquele de 6,8. O défice tem de ser diminuido. Não há outra forma, de o diminuir a curto prazo senão com mais impostos (IVA ou outro). Mas como isso infringe uma promessa não se aumenta.

Conclusão: mais importante que resolver o problema do país é termos um 1º M com um elevado "astral".


Comments:
Nesse aspecto, remeto para o post do João Abel que, apesar do «estado de choque» e da estupefacção» de muitos dirigentes socialistas, apontava para soluções do lado da despesa. A justificação tecnocrática para a falta de cumprimento de promessas políticas tem tido, até agora, os piores resultados. Aumentar impostos e diabolizar os funcionários públicos, não traz nenhuma inovação. Explicar que as promessas não podem ser cumpridas porque a situação se alterou, também não. Qual é a diferença entre o discurso da tanga e o discurso actual? Temos de encontrar algumas diferenças...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?