.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-05-24

 

Finalmente... temos défice: 6, 83%

6,83%. Eis o número mágico que nos faltava e tão embrulhadindo que ele vem, nem os "lancerotes" das centésimas... dispensa. Um detalhe apenas. Estamos face a um número mais falível que os 4,1 % de 2001 porque de uma previsão se trata.

Posto isto, as expectativas colocam-se, como já aqui se referiu, nas medidas que este governo vai anunciar amanhã para atacar este défice que, sendo estrutural, tem atravessado vários governos, entre eles, os de Cavaco de que pouco se fala (de Guterres já nem vale a pena falar porque lhe foi assacado tudo e com bastante razão).

Mas há que registar e bem (porque esses protagonistas pretendem descolar do processo) os malefícios dos governos da coligação pelo seu contributo forte no agravamento do défice devido, por um lado, a falta de um projecto e por isso Durão Barroso foge do País porque vê o barco sem rumo e, por outro, por alguma irresponsabildade política. Mesmo as medidas da Drª. Ferreira Leite, sem dúvida bem intencionadas, mas desenquadradas não foram ao essencial - o ataque à despesa de forma consolidada - e assim tudo ajudou a criar esta grave situação económica.

É evidente que, neste défice há uma componente política que teria merecido outro tratamento. No meu entender, deveria ter-se chegado a dois números: os 6,83% e um número ligeiramente inferior cujo valor seria estimado, deduzindo exactamente o impacto de medidas de opções políticas como, por exemplo, as SCUT.

A comissão presidida por Vítor Constâncio não entendeu assim e, certamente, pensarão alguns que se trata de uma chinesice minha. Penso que não, pois é natural que opções diferentes levem a orçamentos diferentes.

Nada disto tornaria o buraco menos negro. É apenas uma questão de postura cívica.

Aguardemos então as medidas. Mas, como ontem aqui referi, sou por princípio contra o aumento de impostos como medida em plano de igualdade com as da redução da despesa. Estas são as determinantes. O aumento de impostos por ser uma medida fácil mas com maus impactos económicos e sociais corre ainda o risco de desviar a atenção das medidas de efectiva correcção, como aliás vem acontecendo pelo menos há quase duas décadas. Admito alguma elevação temporária de alguns impostos, por estarmos em situação muito crítica, se esse mesmo programa contemplar na sua execução a sua baixa, no mínimo para o ponto de partida.

Comments:
e já alguém avaliou o custo que teve a médio prazo o congelamento do preço dos combustíveis e a consequente perda de receita, decretada pelo dr. Pina Moura?
josé manuel
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?