.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-05-17

 

É JÁ A SEGUIR...

As medidas "difíceis e abrangentes" para atacar o défice vêm aí.

Vitor Constâncio já falou com o Presidente da República e disse que a situação encontrada é pior do que se esperava... O Presidente mostra-se "preocupado com a situação económico-financeira do País". Outra coisa não seria de esperar. ..O suspense sobre o número mágico mantém-se. Até Marcelo no Domingo disse que um valor entre 7 e 7,5% não o espantaria...Todos os actores já fizeram o seu número. Cabe agora ao Governo fazer o seu...anunciando o número a que VC e a sua equipa chegaram e apontar as baterias de combate.

É nas baterias e no combate que reside o meu receio. Não estará logo à partida encontrado o campo derrotado? . Lembro-me nestas ocasiões do dito do "antes de ser já o era".

Espero que me engane, mas acho que o País vai passar por um mau bocado, mais uns anitos e certamente mais uma vez os mesmos vão ter que apertar os cintos. Há uns que estão já fadados para isso: os tão amaldiçoados funcionários públicos.

O mais grave é que pode ser mais uma ocasião perdida. O País está perante um desafio e para dar resposta bem precisa de um projecto próprio que o faça sair, a prazo, do modelo em que está enredado há muito tempo. E a Administração Pública é uma das mudanças que se impôe, mas não é reduzindo salários. É racionalizando-a, enquadrada numa estratégia de País. Toda a gente sabe que é necessario fechar muito coisa. Comece-se isso com lógica, simplificando, ajustando as leis para tal.

Mas o que descortino no horizonte não é a exploração de caminhos novos.


Comments:
Toda a gente ouviu os compromissos que o primeiro-ministro José Sócrates assumiu antes das eleições. Se agora fizer o contrário entrará na história comos os seus congéneres Durão Barroso e Tony Blair, como aldrabão e mentiroso. O PS prepara o terreno para o regresso às politicas de Manuela Ferreira Leite que tanto tinha criticado.
O valor do déficit depende mais da forma como se fazem as contas do que com o valor real.
José manuel
 
Estou de acordo com o comment do José manuel qdo diz que toda a gente ouviu o que Sócrates prometeu. Ele prometeu pouco, mas algo diferente, não sobrecarregar os de sempre. Aguardemos porque se adivinham outros caminhos.
Já quanto ao défice nada de acordo. Atenção há regras e admito que o Constâncio as cumpra. Mas o problema não está no défice e Sócrates disse isso. Agora pergunto-me Onde está a estratégia? Ana ESteves
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?