.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-05-21

 

O TECNOCRATA DA REPÚBLICA

Vítor Constâncio, o tecnocrata da República (assim gosta este homem de se chamar segundo Nicolau Santos refere hoje no Expresso) tem o numerozinho mágico já preparado, numerozinho que segundo este semanário fica aquém dos 7%.

Só falta mesmo o actor governo entrar em palco e anunciar as medidas com que vai presentear os portugueses, pois o numerozinho mágico de tanto nele falar já ninguém liga e para a grande maioria 6,8% ou 7,2% é o mesmo. O que essa maioria não percebe é o porquê de tanto tempo de espera. E quando não se percebe desconfia-se. O que nos estarão a tramar?

A semana negra para os portugueses vem aí. Medidas duras certamente nos esperam. A única expectativa que nos assiste ainda é se se trata de um envelope de medidas corajosas e no bom sentido, querendo dizer medidas estruturantes.

E por medidas estruturantes menciono, a título de exemplo, duas pela negativa e duas pela positiva. Pela negativa não se irá por bom caminho com medidas que apontem para o congelamento ou até baixa de salários ou para a elevação de impostos de forma indiscriminada. Pela positiva um bom caminho será certamente decretar o fim dos benefícios fiscais tout court e o princípio do encerramento de serviços públicos desnecessários e um combate sério ao desperdício económico.

Que a desilusão não nos invada. Esperam-se medidas de combate ao défice de pendor social, enquadradas por um projecto de relançamento da economia, porque o défice é um resultado e sem um projecto sólido de desenvolvimento não vamos lá. O passado recente é a melhor prova.

Comments:
Assumindo ser políticamente incorrecta, afirmo que VC não cativa o País. Com aquele seu ar doutoral a navegar por cima de tudo e todos, como mais um dono deste pobre País, só diz coisas banais e gera anticorpos de ídole social, por exemplo quando se manifesta e muitas vezes o faz contra o aumento de salários, como base para a recuperação da economia. É de facto o tecnocrata sem o mínimo de sensibilidade para os mais pequenos. Élia S.
 
Para onde corre VC? Presta-se sempre a tudo, com qualquer governo, com aquele seu ar de enigma arrogante, de melhor do mundo. Um cargo internacional? O tempo escasseia e cargos não há muitos. HC
 
O V.C. anda a fazer o frete aos que querem destruir o Estado.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?