.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-06-18

 

Ainda o duplo fracasso da Cimeira

O ambiente europeu anda muito "pesado": as pessoas desiludidas, sem expectativas e talvez um pouco a sentirem-se enganadas pelos dirigentes políticos. Não é por acaso que, em França, uma sondagem recente revela que 61% dos franceses querem o franco de volta como refere hoje numa entreviata ao Expresso Paul Fitoussi, um economista muito conceituado.

E a Cimeira Europeia só vem aprofundar este ambiente porque redundou num duplo fracasso. Fracasso a nível do TCE, porque, apesar do congelamento do processo de ratificação, nada juntou no sentido de desbloquear o processo. Ficar em banho-maria é uma visão do problema muito redutoa, que não leva a lado nenhum porque não responde às preocupações manifestadas pelos europeus. Faltou aqui lançar um processo de verdadeiro debate europeu sobre a Europa. Fracasso no orçamento, porque como já referi, caricaturando um pouco, o que esteve em causa foi uma Europa das batatas do senhor Chirac vs uma Europa mais virada para a ciência e a inovação do senhor Blair.

Mesmo que o senhor Blair possa estar a fazer chantagem com o seu cheque tatcheriano porque sabe que Chirac não pode ceder sob pena de desaparecer políticamente de vez do mapa francês porque os agricultores nunca lhe perdoariam, o real é que a Europa do senhor Chirac não nos leva a sítio algum. O próprio Cohn-Bendit, deputado verde ao PE reconhece em declarações ao Libération que " não há razão para pôr em causa o cheque britânico sem o fazer para a PAC ". Para Cohn-Bendit, Chirac é antiquado e reflecte a Europa dos anos 70, mimoseando de igual modo Blair de representar a Europa de Tatcher, o que não deixa de ter muita razão.

Mas a verdade é que destes Conselhos Europeus, há muito tempo, não sai nada de jeito. A última vez que se produziu algo de inovador foi na Presidência Portuguesa, na Cimeira de Lisboa. Infelizmente pouco ou nada foi para cumprir. A França é um dos principais culpados nesta matéria. Aliás aprovou as decisões com pouca convicção. O projecto de orçamento que acaba de ser rejeitado é mais uma prova disto pois contemplava, face ao inicial um corte de 40% na verba destinada às medidas relativas à orientação da Cimeira de Lisboa.


Comments:
Esta Europa é uma vergonha. Falta projecto, rumo e dirigentes de envergadura. Será útil reflectir porque países como Espanha votaram ao lado de Blair.
 
Durão é um bluff. Não resolve uma.
Umas feriazinhas mais com o grego.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?