.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-06-28

 

Canalizador polaco em França

Para o Raimundo que muito se interessou pelos assuntos de canalizações durante a campanha de referendo aqui em França aqui vão as últimas novidades do célebre canalizador polaco. Ele chegou a França pela mão do organismo de turismo polaco e sugere uma visitinha à sua Polónia natal, onde promete ficar para descanso de alguns franceses.
Comments:
Acho este número com muito humor. Mas faz-nos relectir. Não é uma leitura linear e sobretudo não pode deixar algo que se entenda como dando alguma razão ao Chirac.
Um abraço
João Abel
 
Para o Pedro Ferreira que em França não deve ter acesso nem interesse pelo "Água Lisa", transcrevo-lhe um meu post sobre o mesmo tema:

"Deliciosa a ofensiva de marketing positivo do Turismo Polaco em França que, contrapondo a onda xenófoba que simbolizava a “ameaça” (aos postos de trabalho dos nacionais) dos trabalhadores imigrados na figura do canalizador polaco, estilizou essa mesma e demonizada figura como meio de promoção para que os turistas franceses visitem a Polónia. Utilizando a legenda “Eu fico na Polónia – Venham todos”, os cartazes de resposta-promoção apresenta o grande plano do arquétipo construído pela extrema-direita francesa (um canalizador) tendo como fundo as belezas turísticas polacas. Uma notícia sobre o caso ocupa a última página do Público de hoje.

Temos pois um belíssimo exemplo de resposta à propaganda negra dos extremistas – dissolver no humor as setas do rancor e do preconceito.

Que pense nisso o Turismo da Turquia (outra comunidade com problemas de aceitação em alguns países europeus). Por exemplo, fazendo um cartaz parecido e adaptado e com o slogan “Eu fico na Turquia – Venham conhecer como tratamos as nossas mulheres, os curdos e os arménios”."

E um abraço do João Tunes.
 
Olá Pedro! Obrigado por nos mostrares ao vivo a verdadeira face do tão injustamente atacado "canalizador polaco".
Afinal o jovem, com aquele aspecto de "socialista moderno",ao contrário do que erradamente diziam era mais um argumento a favor do sim à Constituição Europeia. Por fim, ironia das ironias, o camarada recusa-se a sair de lá. Isso do "canalizador polaco" era mesmo um argumento da "reacção"!
Noutro registo. Aqui está um excelente exemplo da transformação de um slogan penalizador para um país numa benéfica e simpática sua promoção. Um abraço.
Raimundo
 
Juro. Juro por minha honra, etc, que comecei a escrever o meu comentário quando o post ostentava, solitário, um único, um único, repito, comentário o do meu amigo João Abel e quando carreguei na barra que atira para lá os nossos sagazes comentários vejo aparecer o comentário de outro amigo meu, o Joaão Tunes, que aproveitou o meu remanso para pôr o comentário dele antes do meu. Isto é muito desagradável porque agora como vou provar que aquela boa ideia que tive no último § do meu comentário não é um reles pleonasmo!!
Raimundo
 
Pois, caro Raimundo, fica sabendo que vigilância foi "cadeira" que muitos outros frequentaram. Eu topei que preparavas post e até deu para espreitar o rascunho, vai daí, zás, ganhei-te por um minuto. Se fosse em ciclismo, diria que foi por "uma roda". Ora bem, como se diria em Paris em Maio 68 e na defesa de Conh-Bendit, todos somos "canalizadores polacos"! Abraços a toda a boa equipa do Puxapalavra!
 
Não conhecia o vosso blogue.
Vim aqui pela referência da Micas, minha conterrânea e amiga.
Gostei do que vi.
Um abraço.
 
   ⊆⊇   Precisamente comigo, aconteceu o mesmo, ou seja   ⊆⊇   um dia destes visitei a Casa da Micas, e gostei tanto que passei a frequentá-la mais vezes   ⊆⊇   ora, hoje ao entrar na casa dela, vi um convite (???) para esta, e claro,   ⊆⊇   não me fiz rogado e nem pedi autorização para cá entrar   ⊆⊇   mas, já que cá estou aproveito para dizer que de canalizações, não percebo muito.   ⊆⊇

   ∇ Inté, Pedro Ferreira ∇
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?