.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-06-08

 

Comentadores e sondagens

A pedido do Manuel Correia aqui vos deixo um breve resumo do artigo do Canard Enchaîné que dá pelo título: "Ouistes" et "nonistes" continuent la bagarre à coups de sonde. Para aqueles que não conhecem o Canard adora trocadilhos e títulos retorcidos.

O artigo relata a total incoerência das sondagens post-referendo, notando que as sondagens previram bem o resultado. Assim entre dois institutos (SOFRES e CSA) a percentagem de eleitores socialistas que votaram sim varia de 41% a 48%, no eleitorado verde a percentagem varia entre 40% e 60% (IPSOS e Louis-Harris).

Para terminar deixo-vos uma pequena tradução caseira da parte que citei a respeito de Bernard Kouchner:

O palmarés da leitura precipitada (para não dizer mais) cabe a Bernard Kouchner que declarou por várias vezes na televisão e na imprensa que: "Dois terços dos partidários do não estimam que em França há demasiados estrangeiros." Na melhor das hipóteses Kouchner compreendeu ao contrário uma pergunta do feita pelo instituto Louis Harris. Este instituto de sondagens interrogou um conjunto de pessoas que estimam que há demasiados estrangeiros em França. 67% destes afirmam ter votado não. Um resultado que não permite tirar qualquer tipo de conclusão acerca da opinião dos opositores à Constituição.

Quando se trata da sua quota de popularidade Kouchner costuma olhar para os resultados com mais cuidado...

Comments:
__________________________
Pedro,

Obrigado. Gostei.
Deste-nos o prazer dos teus comentários (e informações) e prestaste um serviço público à blogosfera de língua portuguesa.
Hás-de reparar que o Raimundo inflectiu ligeiramente a sua rota de apoiar o «sim» à outrance. Não quero dizer que tenha sido exclusivamente devido ao teu contributo. Mas aposto que pesou.
Um abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?