.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-06-22

 

Os Médicos e os Semi - Deuses

Temos tendência para olhar para os (as) médicos (as) de forma muito irracional. Acreditamos neles piamente. É a nossa vidinha que está em jogo quando se recorre a essa gente. Pois é. É mesmo assim, nada nos leva a outra postura. O medo vence a razão.

No dia a dia, conhecemos homens/mulheres (médicos) que falham como nós. Seres humanos tão normais na sua profissão como nós na nossa. Que têm dúvidas, admitem errar e não sabem dar resposta aos problemas. O normal, afinal, em todas as profissões. Também, como em todas as profissões e cada vez mais, porque não admitir que há os que olham para a profissão como um meio de fazer dinheiro? É verdade sejamos humanos. Porque pensar ao contrário? Porque querem as entidades representativas fazer crer que esta é uma classe "pura"? porque querem semi - endeusar a classe? digo bem porque os deuses são eternos os semi-deuses estão abaixo porque diferentemente são mortais.

Correia de Campos disse hoje algumas verdades que chocam, verdades duras que chocam exactamente esta postura corporativa da classe médica de que tudo quanto é médico é intocável. Os próprios médicos entre si são os mais maldizentes da sua classe.

Sei que as condições do exercício da medicina não são boas em Portugal. Mas também sei, toda a gente sabe, apesar do mito que se tem em relação aos médicos que grande parte da má saúde que se pratica em Portugal é da sua responsabilidade. Abanões destes, como o de Hoje no Hospital de S.João no Porto, por vezes fazem acordar.


Comments:
Vamos incentivar este governo a não ceder às corporações. As frentes são muitas. Mas há que agir com cuidado e sobretudo com informação. Cativar o cidadão atingido é fundamental.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?