.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-06-14

 

Soares à Presidência

Acabei de assistir ao final do programa Sociedade Aberta da Sic Notícias em que António José Teixeira oferece um espaço tranquilo às ideias de Mário Soares sobre Portugal.
Soares aconselhava a uma aproximação das esquerdas. O PS apesar de ter maioria absoluta deverá concertar políticas com o PCP e o Bloco de Esquerda.
Estes estarão tentados em agudizar a oposição ao Governo para, com a austeridade que este têm de impôr, caçarem votos ao PS. Fazem mal - explica Soares - porque é uma política que leva a quê? A ganhos imediatos de votos e simpatias para, num cenário de eventual derrota da esquerda nas presidenciais, o PS não conseguir chegar ao fim da legislatura e darem o poder à direita?
Foi aí que me lembrei, apesar da hora tardia e ensonada, recuperando uns palpites do João Abel, de lançar esta palavra de ordem, com um telex ao Largo do Rato:
MÁRIO SOARES À PRESIDÊNCIA, JÁ!
Quem pode impedir Cavaco de percorrer, "nas calmas" a recta e plana auto-estrada que vai daqui a Belém? Quem? Digam lá. Ora se não dizem digo eu - Soares! E Soares não só é um adversário de respeito como é um adversário ganhador.
Já tem mais de 80 anos? E Adenauer, por exemplo, não foi Chanceler até aos 87?
Ora a minha proposta é para um único mandato e com direito a uma sesta institucional. Aliás aquilo é uma função que ele já conhece de cor e salteado e só precisa de estar num grande cadeirão, na varanda do Palácio de Belém, a dar as suas orientações, quase como um rei.

Comments:
Apesar da hora tardia estavas bem inspirado. Apesar de republicano, há senadores com estatuto de Rei. Soares aproxima-se desse figurino, navega um pouco acima de todos e com uma grande vantagem sobre um Rei, tem muito calo e caldo políticos. Apoiemos Soares à Presidência, até para "endireitar à esquerda" um pouco mais a governança deste governo e afastar sabiamente o candidato da direita que na fase actual seria muito mau, até porque cavaco tem mais perfil para PM do que para PR e a conflituação tornar-se-ia dramática e o país não deve trilhar esse caminho perigoso.
 
É pá, não te imaginava monárquico... Mas, sem lhe meter coroa na cabeça, concordo em absoluto com a tua inspirada dedução. Apoiado. João Tunes
 
Olhem que o Sócrates acha o pai Soares de extrema-esquerda!...
Abraço, IO.
 
E mantenho-me a minha: está na hora de ser uma mulher: Helena Roseta!
 
Bem peço desculpa. Escrevi cavaco com minúscula que é um marisco açoreano, quando queria escrever Cavaco, de Aníbal Cavaco Silva, pré-candidato da ala direita, cujas "dúvidas" ainda não o fizeram assumir com transparência. Ou será que Cavaco Silva começa mesmo a não querer vestir a pele de candidato da direita, preferiria uma direita expurgada?
 
Respondendo á IO. Acho interessantíssimo uma candidata. Mas está mesmo convencida de que Helena Roseta reune as condições para derrotar por hipótese Cavaco?
A esquerda ou melhor as esquerdas já deixaram fugir das mãos muitas vezes os meios de dar consistência a este País
 
Vamos todos gritar: Mário Soares à Presidência.
 
A ideia não é demasiado arrojada? Ele aceita? Se aceitar dou o meu apoio.
JA
 
Helena Roseta não é odiada no velho PSD, podia apanhar alguém zangado com o Cavaco, é da ala esquerda do PS e colada a Manuel Alegre, pelo que, PC e BE não poderiam chamar-lhe 'fascista'... a haver reticências, só da mesma ala que acha o Soares pai de 'extrema' esquerda, ou seja Sócrates e restos dos beatos do dinheiro que o Guterres lá meteu. E a Irlanda não meteu Mary Robinson contra a igreja e a direita machista, em 1990? Voltando a Portugal: até há mais mulheres que homens (até talvez as tias votassem...lol) Abraço, IO.
 
de novo... Soares teria (como teve, sempre) o meu voto. Mas, não está na hora de nos emanciparmos?... caramba, ele gerou esta Democracia para andarmos para a frente, dar-lhe continuidade!
 
Por inércia, incapacidade e indecisão não há candidato presidencial credível à esquerda. E um candidato não se faz de qualquer modo. Por isso, independentemente do valor de Helena Roseta, ela não reune condições, nem há tempo para consolidar a sua candidatura. É evidente que Mário Soares não precisa de tempo, como todos sabemos e impõe respeito a qualquer adversário. Qualquer outro neste momento (e Cavaco só vai se não fôr contra Mário Soares) seria um passeio para Cavaco. Um candidato não ganha eleições só por fazer o pleno à esquerda pelo lado dos dirigentes. Os votantes precisam de ter confiança no candidato e essa confiança depende de muita coisa.
 
Olá IO! A questão central é esta: quem à esquerda de Cavaco estará em condições de lhe ganhar? E destes candidatos potenciais escolher o melhor.
Eu simpatizo com a ideia da escolha de uma mulher para candidata da esquerda mas a Helena Roseta por ser claramnte da ala esquerda do PS dificilmente garantirá os votos daquela mancha centrista decisiva que ora vota PS ora PSD. Ora foi esta mancha que, no todo ou em parte, deu os votos a Sócrates e lhe garantiu a vitória.E não daria a Manuel ALegre. Em minha opinião a Helena Roseta ou o Manuel Alegre ou qualquer candidato que neste momento não seja já muito conhecido não ganha a Cavaco. E é isso que interessa.
 
Então o Vitorino não quer? Ou não o querem a ele?
Anónimo
 
Olá Raimundo.
Então é por ser da ala esquerda do PS que HR não serve como candidata potencial! Não será antes por não reunir as condições mínimas para representar o eleitorado de esquerda e até um bom resultado?
Não podemos cair na tentação de começar a inventar candidatos,por melhor intenção que se tenha.E essa de uma mulher na presidência também me agradaria.
Mas será que Manuel Alegre não reuniria,pelo seu passado e postura cívica,um perfil digno de candidato da esquerda em geral?
 
Caramba, ao que chegámos: estamos à raska para arranjar quem, à Esquerda, bata aquele parolo..., IO.
 
IO tens toda a razão o grave é que somos um país cheio de parolos.
Madagáscar
 
Parabéns rapaziada! Contem comigo e com mais uns tantos que encontrei no Àgua Lisa 3 e me trouxeram aqui.
Gina
 
Desconhecia este blog mas acham que o Mário quer voltar a Belém
Parece-me uma ideia arriscada. Mas tudo bem contem comigo. Alberto Nogueira
 
O Jumento dizia que o puxapalavra lançava o Mário Soares para a presidência. Vim ver e afinal é mesmo verdade. O homem já passou dos oitenta, mas no estado em que isto está, dou o meu voto. Já lhe disseram ou ele não sabe de nada?
Albano Santos
 
Boa!!!! Esta do Soares. Ao princípio fiquei meio indecisa com a surpresa. Mas realmente estou de acordo senão ainda apanhamos 10 anos de Cavaco. Lagarto, lagarto.
Isa
 
Impedir Cavaco à Presidência deveria tornar-se o desígnio das esquerdas. Daí o meu apoio à palvra do Blogue. Já andava desesperada porque não vejo ninguém a não ser Soares.É a sua última luta valiosa para com o povo português.
Cristina A.
 
Pela sexta vez consecutiva votarei, convictamente, Mário Alberto Nobre Lopes Saoares!
Vamos a isso!!
Soares é fixe!
 
A simples ideia de Soares se candidatar deixa-me nauseado...até ao fim da vida Soares sempre igual a ele próprio, ou seja sempre capaz de sacrificar todos os principios, tudo aquilo que disse antes, toda a gente (até o amigo Manuel Alegre) pela sua mesquinha ambição pessoal.Mas ainda bem que ele avança, assim vai dar oportunidade a muitas pessoas de lhe dar uma derradeira derrota...é triste um país que não consegue regenerar os seus politicos...
 
havia uma vez um homem que, a partir de Paris, criticava o velho Salazar, de 70 e tal anos, de estar senil, caquetico e de se aguarrar a cadeira do poder muito para alem do seu prazo de validade. Esse homem quer agora voltar ao poder aos 81 anos para acabar a presidencia com a bonita idade de 86 anos. O homem em Santa Comba Dão deve estar a rir-se às gargalhadas a partir da cova.
 
Estamos conversados quando à massa de que é feito José Socrates. Em vez de dar um murro na mesa e mandar o MC cuidar dos netos e escrever as memórias, assiste calado ao regresso de Soares e do seu grupo de figuras da modernidade portuguesa, tipo Vasco Vieira de Almeida, Eduardo Barroso, Carlos Monjardino e outras figuras sinistras. É o Portugal Amordaçado!
 
Um dia alguem vais explicar aos nossos filhos o que se passou nos ultimos 10 anos em Portugal:
(1) um Primeiro Ministro que fugiu quando as coisas apertaram e que agora tem um tacho na ONU
(2) outro Primeiro Ministro que fugiu e que tem um tacho ainda maior em Bruxelas
(3) outro Primeiro Ministro que o foi por engano entre 2 idas a discoteca
(4) um ex-Presidente da Republica que não tem noção do ridiculo.

Com que cara é que nós vamos explcar isto aos nossos filhos. Este país fede por todos os lados. Tenho vergonha de viver cá.
 
Concordo com IO. Apoio a candidatura de Helena Roseta à Presidência. Estou farto de serem sempre os mesmos ... e isto dos apoios dos aparelhos partidários tem muito que se lhe diga !
Alex.
 
Concordo com IO. Apoio a candidatura de Helena Roseta à Presidência. Estou farto de serem sempre os mesmos ... e isto dos apoios dos aparelhos partidários tem muito que se lhe diga !
Alex.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?