.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-06-28

 

Também há Sarkozys em Portugal

Logo após o não ao projecto de constituição assistimos em França a uma viragem à direita do partido do governo nas questões de imigração e de segurança. É evidente que o actual ministro do interior, Nicolas Sarkozy, decidiu alargar a base eleitoral invadindo o território da extrema-direita: nos últimos dias destacou-se com afirmações com "Netoyer [la cité des 4000] au Kärcher" que podemos traduzir por "Limpar à mangueira os subúrbios" ou ainda a polémica sobre o erro de um juiz que autorizou a liberdade condicional a um individuo que cometeu alguns meses depois um horrível crime.

Esta manhã ao ler a imprensa portuguesa na net deparo com um artigo de opinião do DN de Carlos Blanco de Morais sobre a lei da nacionalidade que faz a habitual amálgama entre imigração (neste caso de africanos) e criminalidade.

Infelizmente este artigo com as suas omissões e simplificações extremas leva-me a pensar que a xenofobia e o racismo começam também a contaminar o sul da Europa, Portugal também tem os seus aspirantes a Le Pen, Haider e Fortuyn.
Comments:
O plural de Sarkozy, seja em português, em francês ou inglês, é Sarkozys. O termo "Sarkozy's" que aparece neste título é um erro, pois trata-se dum genitivo em inglês. Exemplos:
"Sarkozy's tailor", "Sarkozy's ideias", "Sarkozy's wife", etc., etc.
 
Obrigado pelo comentário, já corrigi o título.

Pedro
 
   ⊆⊇   Começo por dizer que quando sou eu a dizer alguma coisa a respeito de [...]   ⊆⊇   as pessoas tendem a julgar-me louco, radical, etc., etc.,   ⊆⊇   mas na observância que faço do mundo, as mesmas coisas quando ditas por outras individualidades, que se julgam sumidades nesses e noutros assuntos   ⊆⊇   as mesmas pessoas até lhes batem palmas   ⊆⊇   o que me leva a concluir que estou a começar a ficar farto deste povo que insiste em fazer da estupidez, um modo de vida.   ⊆⊇   Para mim o problema é bastante visível, e de nada adianta virem com argumentações filosóficas e sociais.   ⊆⊇   As imagens (e atenção que não me refiro a imagens televisionadas, ou de outro género qualquer) que me são colocadas diáriamente ditam-me seguramente o que me vai na alma   ⊆⊇   que é precisamente o de ser conotado como racista, e tudo porque o que vejo, ou leio, constantemente [...] são jovens negros a assaltarem alegremente e acompanhados das respectivas catanas (na sua forma portuguesa, sim, porque têm de ser adaptadas)   ⊆⊇   pessoas que pelo simples facto de serem assaltadas e posteriormente falarem mal deste ou daquele, são automáticamente conotadas como sendo racistas   ⊆⊇   ora bolas, ao que a humanidade chegou.   ⊆⊇

   Ω   Ora, ao que julgo saber, existem caucasianos a serem assassinados em África só pelo simples facto de lá viverem e trabalharem   Ω   Engraçado pois a leitura que certos teóricos na praça ocidental fazem deste caldeirão onde nós vivemos   Ω

   ∇   Correndo o risco de ser posto de lado para muitos dos que me visitam   ∇   senti que teria de escrever estas pequenas letritas   ∇   e olha que no meu território (entenda-se blog) estes e outros assuntos nunca serão abordados, até porque o que lá podes ver, é simplesmente 'Arte'   ∇

   • Inté •
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?