.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-06-14

 

Vêm aí maus tempos

A União Europeia está em crise.
Os resultados dos referendos são disso o exemplo.
Crise de existência ou crise de avanço?
A União que de união pouco tem e mesmo essa, mal alicerçada, porque construída sem participação da população precisa de uma pausa.
A Europa, como projecto, precisa de uma pausa para reflexão e sobretudo de um processo de construção participada. A Europa deve e vai prosseguir, não tenho dúvida. Mas tem de mudar de estilo e de políticas.

Não sei se o Conselho Europeu do próximo fim de semana será um passo em frente ou um passo atrás. Mas será complicado sobretudo para os pequenos países economicamente mais atrasados que se acordem as perspectivas financeiras sem mexer quer no cheque britânico quer na PAC. A PAC é um absurdo porque consome mais de 40%das verbas comunitárias quando apenas 3% da sua população vive da agricultura. A PAC é uma cedência à França. E há que começar a racionalizar a aplicação das receitas comunitárias numa perspectiva de tornar o espaço comunitário competitivo e não é com PAC destas que se lá chega.


Portugal está numa situação complexa. Vai perder verbas até porque 3 das suas regiões saem do objectivo 1.

Mas pode perder muito, pelo que a nossa postura em termos de negociação financeira deve ser a de defender mudanças de fundo neste domínio.


Esta é até a posição que vai no melhor sentido para a Europa.


Comments:
Já está aí a pausa. Até Barroso já a defende. O que dirão agora os políticos portugueses?
 
A PAC é um bom exemplo do medo que os politicos franceses têm de alguns interesses establecidos. Mesmo em França a ajuda vai sobretudo para uma minoria de grandes agricultores.

Chirac encontra-se em posição de enorme fraqueza e não vai arriscar uma guerra com os agricultores.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?