2005-06-30
W. Bush em perda de imagem
W.Bush que fugiu à guerra do Vietnam e fez um serviço militar para "filhos família" quer dar ares de general. Por isso foi fazer o discurso à nação na terça-feira passada a uma base militar, a Fort Bragg, na Carolina do Sul.
As sondagens dão-no a descer na proporção da subida dos militares americanos mortos no Iraque por isso lá foi debitar mais umas mentiras sobre o Iraque em substituição das mentiras anteriores já gastas.
John Kerry não se demorou a responder-lhe:
"Esta guerra começou por ser devido às armas de destruição em massa. Depois passou a ser sobre a promoção da democracia. E agora tornou-se um combate para destruir um antro do terrorismo"
"Os americanos não estão à vontade com estas justificações; estão conscientes que o Iraque só se tornou um antro do terrorismo depois da intervenção americana."
Muitos dos americanos que votaram W.Bush na sua reeleição foram enganados com os falsos argumentos sobre a origem da agressão ao Iraque mas muitos outros, provavelmente a grande maioria "está-se nas tintas" para a ética ou o direito nas relações internacionais e só são sensíveis a estes luxos civilizacionais quando sentem menos dólares nos bolsos ou vêm demasiados militares norte-americanos a regressar em caixões.