.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-07-04

 

A Questão dos Transvases

A Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, Teresa Leitão, refere em declarações ao DN que os transvases são solução para a água. Em seu entender, o país não deve ter preconceitos em abordar esta questão.
Portugal consome 7,5 mil milhões de metros cúbicos quando dispõe de 112 mil milhões, ou seja, cerca de 15 vezes o que necessita e, mesmo assim, falta-nos água em muitos locais. Segundo Teresa Leitão precisa-se de uma melhor gestão da água e da construção de infraestruturas adequadas. E dá como exemplo Lisboa que bebe água de muito longe. Porque não se faz isso para as outras povoações - diz?
No entanto, numa entrevista ao Público de hoje, Viriato Soromenho ao abordar os transvases em Espanha (não em Portugal) parece-me pensar de forma diferente pois manifesta, no mínimo, apreensão sobre o facto.

Comments:
na minha opinião o único problema dos transvases, põe-se na "contaminação" biológica por espécies não residentes. Mas é um risco que se tem de correr para uma boa gestão dos recursos hídricos.
 
Seria bom meditar em dois exemplos e tranvases catastróficos: o rio Colorado nos estados unidos e os rios Amou-Daria e Syr-Daria na ex-URSS que provocou a catástrofe do mar de Aral.
 
Tem toda a razão.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?