2005-08-29
Frota da TAP, um mega-negócio
"Está para breve a decisão sobre quem será o fabricante vencedor na corrida à inovação da frota da TAP: Airbus ou Boeing? No estudo e profunda análise de tão importante decisão, o Governo português devia fazer-se representar, através de uma comissão de acompanhamento". - É Sousa Monteiro (SM); comandante sénior reformado da TAP e professor na Universidade Lusófona que o diz, hoje, no Público.
Trata-se - segundo SM - da compra de 11 grandes aviões de longo curso cujo custo ultrapassará o que o Estado gastará com o novo aeroporto!
SM lembra que seria uma forma de prevenir situações pouco transparentes e nunca cabalmente esclarecidas como as compras de aviões nos anos 80/90 que envolveram acusações de alegadas comissões e corrupção envolvendo elevadas somas.
"Não se deseja a discussão na praça pública das cláusulas dos contratos a assinar. Mas a comissão de acompanhamento faria muito bem em saber de tudo, começando pela análise dos estudos da viabilidade económica que sustentam a decisão, e por aí adiante. [artigo aqui]