.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-09-25

 

Até que enfim...Manuel Alegre definiu-se

Manuel Alegre, como cidadão tem pleno direito de se candidatar. Numa análise política de esquerda - ampla - tenho as minhas dúvidas da bondade dessa decisão. Qual o seu espaço político? Que o eleitorado vai fidelizar? Os jovens, os descontentes? A parte do PS que nele votou para SG? Se é esta última bem podia ter imitado a Alemanha. Era mais linear.

Esta é a questão que me preocupa. Estou à vontade pois aqui sempre defendi, com o Raimundo, que Mário Soares era quem reunia as condições, na actual situação da vida nacional, para dar maior luta a Cavaco.

Podemo - nos pôr todos a discutir as estátuas, a entrada de Alegre na disputa a SG, quando João Soares já lá estava e que se saiba também não o informou etc., (uma "ofensa" do nível de MS agora neste processo), o PS não ter tido capacidade para arranjar um outro candidato que representasse outra geração ou outra dinâmica, etc.

Estes são problemas de somenos importância, agora, quando o objectivo me parece estar bem definido: travar Cavaco na corrida para a cadeira da Presidência.

Não encontro razões políticas de substância para a candidatura de Manuel Alegre, a não ser uma certa vaidade pessoal ferida. Os argumentos dos directórios políticos, mas como? Alegre sempre foi um alto dirigente do PS. Sempre esteve nesses e com esses directórios.

Francamente, um falso argumento político o de que vai ajudar a derrotar Cavaco na primeira volta.


Comments:
Com Alegre na corrida, as candidaturas de Louçã e Jerónimo tornam-se absurdos, abortos nascidos de aparelhos partidários com necessidade de afirmação. Não acredito que estas duas candidaturas vão até ao fim... Veremos. A ser assim, Alegre vai recolher os seus votos e boa parte dos votos dos descontentes do PS, assim como daqueles do "centrão" (que andam do PS para o PSD e vice-versa). Com tudo isso, não me espantaria se conseguisse mais votos que o geronte Soares logo na primeira volta.
 
Rui Martins

Respeito a sua opinião, mas não deixo de a considerar "naif". Ninguém vai deixar de votar Jerónimo ou Louçã pq aparece Alegre. Aquelas são candidaturas políticas para o seu eleitorado e, na actual conjuntura, irão às urnas. Alegre não tem elitorado seu. Tem descontentes até de direita, mas esses não lhe dão o voto. Penso que é um erro pensar que Alegre poda alguma coisa aí. Ainda hoje me dizia um amigo que muito prezo. Isto ainda vai dar muita volta, mas começa a ficar tudo mais claro.Mas se a esquerda não trabalha para atrair a juventude - alargada - juventude dos até 40, abre a porta a Cavaco. E terminou dizendo eu nunca votei Soares...
 
Manuel Alegre resolveu candidatar-se. Até aplaudo que apareçam candidaturas que não sejam apoiadas por nenhum partido. Acho que tem todo o direito dese candidatar se acha que tem apoios e se tem um projecto que não seja sói a frase "derrotar Cavaco Silva".

Mas se se queria candidatar, já o devia ter feito. E nunca um discurso que dá a entender que não o vai fazer para não ser responsável por dividir a esquerda ou o PS e agora sem que nada mude na conjuntura aparece como candidato.

Quanto ao comentário do Rui Martins acho
 
(desculpem a interrupção, dizia:)

Quanto ao comentário do Rui Martins acho que não tem razão, mais, com a esquerda tão dividida e desde que o candidato da direita não ganhe à primeira volta, quase que se torna possível sonhar o impossível, isto é Louça ou Jerónimo chegarem À segunda volta. Não deve ser preciso mais do que uns 16 % dos votos.
 
Manuel Alegre não reune uma única condição política para se apresentar como candidato com dignidade. Está ferido que se cure. Também já feriu muita gente. Não tem eleitorado próprio, a não ser descontentes. Diz "combater os directórios". Mas entrou no pós 25 de Abril logo para o directório e nunca de lá saiu. A dignidade política conquista-se com a prática de comportamentos. Para ser candidato com seriedade rompia com o PS e apresentava-se como um movimento a criar, o MFA. O resto é estar sempre com a mão na teta e, de facto, beneficiar Cavaco, pois os eleitorados estão fixados nos actuais candidatos, menos as juventudes. Ana Esteves
 
Deixemos Alegre encher o seu ego. Para além de bom poeta e de uma voz que ecoa, o que foi Alegre? Um dos elementos de sempre do Directório do PS.
Se Cavaco não sair vencedor à primeira volta, devido à abstenção, Manuel Alegre fica cheio porque do nada trouxe tudo.
 
Mais candidatos na primeira volta = a maior mobilizacao do eleitorado. Alegre pode mostrar o que vale sem prejudicar (no sentido estrito) Soares. Porque? Porque os votos daqueles (socialistas ou nao) que acham que o que o PS fez a Alegre foi uma pulhice (tb acho que foi) nao se perdem para a abstencao nem para nenhum dos outros candidatos da esquerda. Tecnicamente ficam mais proximos de uma tranferencia para a segunda volta.
Quanto as motivacoes (pessoais, vaidades, etc.) por favor nao me venham dizer que Soares eh estranho a tudo isso. Nao tornem o vosso blogue num recanto humoristico. Por favor...

WatchDog
 
Fica-se a saber, pelo texto acima, que João Abel Freitas julgou sumariamente o caso PS-Alegre em contraponto com o que teria sucedido na campanha para sec. geral do PS. Como Alegre não informou Soares de que se ia candidatar, não tem que se queixar pela tramoia que Soares e Sócrates urdiram.
A má vontade contra Alegre é evidente, mesmo ao preço de forçar os factos e de comparar tomate-cereja com abóbora menina.

Ana Alçada
 
Usar o argumento de que M.Soares, J.Sócrates, ou os dois juntos traíram o M.Alegre, ou fizeram uma má acção por putativamente não o terem ido avisar que M. Soaresd se ia candidatar é uma conversa de tolos que põem no mesmo plano uma decisão tão grave para o país como é a da escolha do PR com uns deslocados e patetas avisos prévios ou pedidos de desculpa sem sentido, de M.Soares ou J. Socrates ao poeta Alegre. Não sendo conversa de tolos parece-me apenas uma tentativa para desvalorizar M. Soares, por outras razões, com um falso argumento.
 
________________________________

As declarações (públicas) de Mário Soares apoiando a candidatura de Manuel Alegre, caso este viesse a aceitar o convite do PS, cortam cerce. Não vejo por que razão o anónimo anterior está a tentar tapar o sol com uma peneira. Basta pedir uma cópia ao António José Teixeira. Vá lá. Não façam baixar mais o nível da discussão...
 
Esta troca de "mimos" não conduz a lado nenhum, pq cada um pode ter a inclinação que entender. Pode não gostar de Soares, pode não gostar de Alegre. Mas há que ter alguma racionalidade, se é que há objectivo comum: impedir Cavaco de chegar à presidência. Mas será que esse é o objectivo das esquerdas, mesmo? Esta é a minha dúvida. Será que cada um de nós não está a olhar só para o seu umbigo? D. Pontes
 
____________________________

O ponto está em não pactuar com a grotesca falsificação (ou desvalorização, nalguns casos) dos factos históricos. As simpatias ou cálculos relativamente a Soares ou Alegre, nada alteram quanto a isso. Soares disse que apoiaria Alegre se este se candidatasse. Depois, avançou. É público. Ficou gravado para quem tenha dúvidas. Pode-se achar que a Soares tudo é permitido. Se eu compreendo. Pertencem a essa corrente de opinião os que dizem querer moralizar a política vergando-se sempre, à última hora, ao pragmatismo dos vencedores antecipados. A postura é legítima, porém não resulta eternamente.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?