.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-09-28

 

Juizes ameaçam com greve (3)

A Justiça - órgão de soberania ou classe profissional assalariada?
Há magistrados que estão contra a greve porque querem preservar o estatuto de órgão de soberania. Outros, os apologistas da greve, julguei que tinham desistido de tal atributo constitucional ofendidos com a redução das férias, depois de inicialmente terem dito que não se ralavam e até era melhor para eles.
Mas não. Afinal não. Ao semblante de Mário Crespo, na SIC Notícias, há meia hora, entre o irónico e o curioso, respondia Alexandre Baptista Coelho, presidente da Associação Sindical dos Juízes, num involuntário exercício de conquista da reprovação dos telespectadores: até lhe digo mais, fazemos greve porque queremos ser respeitados como órgão de soberania!
É o síndroma Pinheiro de Azevedo. Quando primeiro-ministro, em 1975, ameaçou, num acto histórico de hilariante voluntarismo que o Governo ia fazer greve. Mas estávamos nos gloriosos e festivos tempos da gloriosa revolução do 25 de Abril!

Comments:
Gostei da sua ideia acerca de um dito "Síndroma Pinheiro de Azevedo", tb conhecido entre a rapaziada do prec pelo "fumaças". Deixando passar, sem reparo, o exagero, dir-lhe-ei que, bem vistas as coisas, os órgãos de soberania, tirando para fora os juízes, não carecem de sindicatos nem de greves. Por enquanto. O Governo e o Parlamento, sobretudo com maioria absoluta, legislam (o Gov., como sabe, através de autorizações legislativas, decretos-lei, portarias, etc.) e tal faculdade vale bem mais do que o poder negocial ou reivindicativo de qualquer sindicato. Os juízes não legislam. Ora aí tem. Onde falta o poder, busca-se por ele... Como diria o meu amigo JPP (o do Abrupto): "Vem tudo nos livros".
Respeitosamente

Narana
 
Excelente post! Excelente comentário!
Permitam-me apenas terminar com um simples, sábio e algo irónico ditado popular, que considero traduzir fielmente aquilo que espero seja o final desta "novela" a que assistimos por parte dos "nossos" funcionários públicos, etc, etc: "Os cães ladram, mas a caravana passa...".
Cumprimentos. Ah, e visitem o «Liblog» - http://planetamercuryii.blogs.sapo.pt
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?