.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-09-11

 

A Noruega a votos

Neste 11 de Setembro, o país mais rico do mundo vai a votos. O país onde os salários são talvez os melhores, onde a carga fiscal é também das mais elevadas da Europa e do mundo. Onde a fuga aos impostos é tido como anátema social.

A Noruega tem apresentado um crescimento económico invejável, cerca de 5% de média anual, nestes últimos anos, na base de um aumento constante de produtividade sustentada na inovação. Disfruta ainda de uma situação quase única da balança comercial e das contas públicas.

Poder-se-á alegar que são os petrodolares, a origem de tudo isto. Sem dúvida que muito ajudam. Mas sem uma grande eficiência de gestão e uma aposta firme na inovação não chegavam lá.

Numa Noruega governada por um governo do centro direita, parece-nos "líquido" que seja este governo a sair vencedor. Ainda mais a sua proposta chave para estas eleições é a baixa dos impostos !!.

As sondagens contrariam esta situação, dando a maioria aos trabalhistas que apostam num modelo de Estado mais intervencionista, apontando para uma maior correcção das desigualdades sociais que não são de longe nem de perto semelhantes às de Portugal.

Muita gente de fora deve estar a questionar-se. Que estranho povo é este. Vive bem e quer mudar. E a aposta é num Estado mais forte mais intervencionista. Num Estado eficaz. Isto não tem mesmo nada de modelo americano. As cabeças são outras. Pois, pois ...


Comments:
Até ao começo da exploração sistemática do petróleo no Mar do Norte a Noruega era um dos países mais atrasados da Europa. A sua presente riqueza deve praticamente tudo à exploração do ouro negro e à presente alta deste.

A Dinamarca e a FInlândia são exemplos mais perfeitos do sucesso económico, assim como a Suécia.

Agora o que a Noruega fez foi aproveitar devidamente os lucros do petróleo. Exemplos opostos encontramos na Nigéria, Angola e Venezuela. Aqui esta riqueza em vez de produzir uma país rico e desenvolvido produziu um cadilho de corruptos e desigualdades tremendas.
 
Penso que atribuir a situação económica da Noruega apenas ao Petróleo é restritivo. De igual modo, os outros países que refere tb nem sempre foram dos mais desenvolvidos da Europa. Ainda nos anos 90 quer a Finlândia quer a Suécia atravessaram uma crise muito profunda e deram a volta com muitas reformas, algumas duras, mas sempre nessas reformas introduziram inovação e conhecimento. Acho que na Noruega, esta linha de desenvolvimento, aliada ao petróleo, é que gera a sua actual situação de país muito avançado.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?