.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-09-21

 

Onde Irá Parar Este País?

É difícil não estar inquieto e intranquilo neste País. Nem sei bem se são os termos mais apropriados. Mesmo quem já passou por muita coisa, muitas delas bem complexas, quer na política quer na sua vida, olha para este país com alguma descrença, sem saber bem por onde anda.

E questiona-se: será que este país segue para algum porto?

Já não digo porto seguro, porque não parece estar nessa rota. Tudo parece marchar sem rumo. Ter uma consulta num hospital público para as nove e meia e ser atendido às catorze e trinta é obra. Não faz isto mossa? Ter um projecto de investimento, entregue há doze meses, sem qualquer resposta, não será de ir bater à porta de outrém?

A justiça é a âncora do Estado. Do Estado que se quer de direito. E alguém percebe o que aconteceu com o caso Fatima Felgueiras?

De presa potencial é agora mandada apenas com uma restrição: não poder ausentar-se para o estrangeiro.

Como podemos ter um mínimo de confiança nestes juízes que decidem de formas tão contraditórias. Que justiça esta? Que influências estas? Que leviandade esta?

Meus senhores juízes, no meio de tanto imbróglio, de tanta incompetência bem visível, que se reproduz em cada caso minimamente complexo, acham que se podem dar ao luxo de continuar a reivindicar regalias especiais que a vossa conduta, de forma alguma, justifica?

Comments:
A indisciplina do meio militar, a incontinência dos juízes e o desnorte dos políticos são sintomas de uma nação profundamente doente e em crise. Infelizmente ainda teremos que descer mais para tornar a subir.

O episódio Fátinha e a atenção doentia que os Media lhe dedicam reflectem a mesma doença. E esta doença só pode ser uma Esquizofrenia dada a distância que se estabeleceu entre Estado e cidadãos.

Falta uma "Operação Mãos Limpas" à portuguesa que corra com Isaltinos, Fátimas e quejandos e limpe da Justiça os pavões que nela se movem.

Portugal já atravessou crises maiores e sempre sobreviveu. Saberemos dar a volta de novo. Ou não fosse este o país do "Quinto Império" de Vieira e Agostinho...
 
Um já se safou, aquele ex-deputado do PSD que não quis levantar a imunidade, a Fátima está em vias de se safar, parece que os que a acusavam, já começaram a recuar nas denúncias, o Valentim , permite-se ter ares de Valentão com o Nanico do MM, o Isaltino continua com as suas brutas charutadas e o Avelino manda e desmanda como quer.

Meu querido país, como te gostaria de ver sem doenças!
 
Se nao foi instaurado nenhum processo autonomo a Fatima Felgueiras; se muitos socialistas do actual PS se surpreendem com as lutas em defesa de certos interesses (que nao de outros); se Socrates quer contrastar com Guterres optando por um autoritarismo de vezo paternalista, - e evidente que ainda nao conseguimos dobrar a esquina das grandes e ciclicas dificuldades patrias. Nem Quinto Imperio, nem Piolheira. Apenas uma regiao do globo em que tb se fala portugues e se vai fazendo tarde...

WatchDog
 
Sem um processo autonomo para a fuga de FF para o Brasil; sem uma clara descolagem do PS em relacao ao VL de Gondomar; sem uma clara admissibilidade que todos os interesses afectados(e nao apenas alguns) tem a legitimidade de se bater por melhor, sem isso, continuaremos a procura do que nao ha. Nem Quinto Imperio, nem Piolheira. Apenas uma regiao do globo em que se fala portugues e se vai fazendo tarde...

WatchDog
 
A história de Fátima Felgueiras é, desde início, um exemplo de prosmicuidade entre o aparelho de Justiça e o poder político em geral. A própria fuga é disso exemplo. Teve informação privilegiada. Questiono quantas mulheres e homens estão neste momento enfiados numa cela de Custóias ou Vale dos Judeus à espera de julgamento, numa prisão preventiva que ultrapassa o admissível? Este país não existe. Portanto, somos todos parte de uma não história.
Sofia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?