.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-09-16

 

A situação actual

GNR: 46.726 efectivos (activo+aposentados) com as famílias 123.061 beneficiários.
PSP: 38.313 efectivos (activo+aposentados) com as famílias 102.727 beneficiários.
Comparticipação nos medicamentos a 100% incluindo familiares e uso gratuito de hospitais militares.
Tal como os militares não descontam para a assistência na doença. O Estado gasta em euros com cada beneficiário:
GNR 1.697 - PSP 2.207 - Função pública 1.071
(Fonte: Ministério da Administração Interna.)

Segundo outra fonte - artigo de Helena Pereira no Público de 2005-06-21 (link só para assinantes)

"as despesas de saúde "per capita" [presumo que a dissemelhança dos valores resulta de aqui se contarem os familiares] " são, nos Serviços de Assistência na Doença da PSP, de 933,1 , o que é mais do dobro de um funcionário público beneficiário da ADSE, 449,2 euros. A saúde dos funcionários do Ministério da Justiça vem em segundo lugar, custando 374,1 [será 874?] euros por pessoa, e depois os militares, com 744,9 euros, em 2003."


Comments:
Meu caro, para uma visão global do problema era interessante conhecer-se quanto o Estado gasta com cada privado. É evidente que ninguém gosta de perder regalias sobretudo quando elas se traduzem em dinheiro. Mas parece da máxima justiça relativa uma de duas coisas: ou é tudo gratuito para todos ou deve haver uma certa distribuição tendencialmente igualitária. E está visível o que há.
 
Agora só falta a publicação dos números com o subsistema de saúde dos jornalistas. E não adianta tentar explicar a (in)solvência do subsistema com o estudo do vogal Sérgio Figueiredo da comissão Administrativa (1997-2005) datado de há seis anos, antes da anulação da taxa sobre a publicidade nos media...

Não vem nos media, nem podia vir!, mas o povo quer saber o motivo da garantia do ministro Vieira da Silva de manutenção do subsistema de saúde dos jornalistas, em 30 de Maio - como conto lá pelas minhas leivas - e a decisão de uniformizar os vários sistemas de saúde.

A minha pergunta mantém-se: (O) que é que têm os jornalistas que são diferentes dos outros?

O Governo pode tentar demorar, mas tarde ou cedo terá de publicar os números...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?