.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-09-15

 

Tempo de guerra e tempo de parada

[A reforma proposta pelo Governo aos sistemas de saúde dos militares] irá traduzir-se num grave prejuízo financeiro para os agregados familiares dos militares e de forma injusta, pois de forma alguma se poderão nivelar comparticipações, quando aos restantes funcionários públicos não são feitas exigências físicas e mentais como as que são feitas aos militares e seus familiares ... (o sublinhado é meu).

disse no seu discurso, o CAB T Luís Reis, presidente da Associação dos Praças da Armada, num encontro das três associações de militares, AOFA, ANS e APA no Pavilhão Municipal de Desportos de Almada, em 14 de Julho último.

Estes militares que invocam as exigências da condição militar, como o sacrifício da própria vida em defesa da pátria, para usufruirem de certas regalias, não estão dispostos a abrir mão de alguns privilégios e a partilhar com os restantes cidadãos alguns sacrifícios que viabilizem a governabilidade do país!


Comments:
O direito à assistência médica e à saúde não é um previlégio,está constitucionalmente previsto.
As Forças Armadas,ao garantirem essa assistência estão a zelar, não só por garantirem a saúde e disponibilidade permanente dos seus elementos,como ainda, ao tornarem extensiva essa assistência aos familiares directos, conjuge e filhos menores, pelo moral e o bem estar das tropas.
Talhinhas
Coronel na Reserva
 
Aquilo que está na Constituição pode ser alterado e não é nenhuma "Vaca Sagrada", como as diversas revisões já o mostraram.

O que sucedeu foi que diversos governos foram incapazes de concederem aos militares vencimentos decentes e compatíveis com as suas missões, e compensaram e enganaram OGE concedendo-lhes regalias e mais regalias. Todas estas excepções deviam cessar e os ordenados base dos militares deviam ser aumentos na devida proporção.

Assim se criaria mais justiça social sem prejudicar militares nem os contribuintes que lhes pagam os vencimentos. E cessaria a hipocrisia das "regalias".
 
______________________________

Alterar as regras do jogo a meio do campeonato traz sempre aborrecimentos. Pode-se rever a Constituição e as Leis; tudo se pode transformar; tudo se desfaz no ar. Se os sacrifícios tiverem por moeda de troca a confiança (os direitos estarão, segundo este «flexível» ponto de vista, sob ameaça permanente) então os esforços terão sido em vão. Participação, envolvimento e diálogo. As guerras sociais costumam ser demoradas e de fim incerto.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?