.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-21

 

Cavaco a Belém. E... a S. Bento!

A direita portuguesa julga possuir o "direito natural" a governar. Algo imanente à sua condição. Tendo perdido a oportunidade nas legislativas quer ganhá-las nas presidenciais.
A Constituição não o permite, no entanto... tendo em conta a grave crise económica e social que se vive, um presidente "forte" pode encontrar terreno fértil para tripudiar sobre a Constituição e forçar os portões de S. Bento.

Ninguém de boa fé vê o Professor a meditar em Belém sobre o futuro de Portugal e a cingir-se constitucionalmente a um magistério de influência. Ele quiz passar essa mensagem de tranquilização ontem no CCB. Se fosse um desconhecido ter-me-ia impressionado favoravelmente. Só que a sua cara, a sua figura hirta, o seu estilo, trouxe-me à memória a indisfarsada imagem do 1º ministro que conhecemos durante dez anos.

Apesar da bem estudada mensagem, ela traía sibilinamente a sua incontível vontade de "ajudar" o Governo a governar. A governar bem. Mas governar bem para quem? E aí não serão as suas palavras que convencerão (a mesnos que do seu passado se tivesse em tempo demarcado) mas os seus actos durante uma década: governar bem intransigentemente para os poderosos.

Comments:
Cavaco Silva deu hoje uma conferência na Universidade Católica e em resposta a perguntas de um jornalista da SIC Notícias referiu-se à "Assembleia Nacional" em vez de Assembleia da República ou Parlamento!
É este homem que querem para Presidente da República que tem ainda na memória as designações das instituições ao tempo do Estado Novo?
Eu não quero ter um Cavaco Silva como Presidente!
 
Já deu para perceber que Cavaco vai ser levado ao colo pela SIC/Expresso. O tratamento dado por este grupo aos restantes candidatos é gritantemente desigual.

José Manuel
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?