.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-27

 

A Cimeira Europeia de hoje

Como anunciado há bastante tempo, na cimeira europeia informal de hoje, um dos pontos fortes a tratar seria o modelo social europeu. No entanto, o debate tenderá a extravasar para questões menos "quentes" como a competitividade, os desafios da globalização e, eventualmente, o envelope financeiro.

De certeza, pouco se discutirá sobre o modelo social, porque toda a gente está na disposição de evitar a discussão de um tema dificil e pleno de melindre, até porque não há apenas um único modelo social existente na Europa.

Muitos economistas falam de cinco capitalismos no mundo. Assim, haverá, também, pelo menos cinco modelos sociais, pois a cada capitalismo é associado um modelo social. E na Europa não é diferente.

Daí que discutir este tema na Europa, onde claramente existem sistemas de previdência bem distintos, onde a pressão sobre estes sistemas é, presentemente, muito forte quer pela evolução demográfica (envelhecimento) quer pelo fraco crescimento da economia, se torne uma tarefa altamentedelicada. E a juntar a isto dá-se a situação de que alguns países (nórdicos) já empreenderam mudanças muito profundas neste domínio, como no modelo social democrata que choca quer com o modelo anglo-saxónico (mais de cariz liberal), quer com o modelo europeu continental e com o modelo mediterrânico onde Portugal se integra.

Este é de facto um tema quente. A discussão deve colocar-se antes a diferentes níveis, sendo o primeiro e principal o nível de cada país. Cada cidadão necessita de perceber porque razão "lhe estão a ir ao bolso". E até pode perceber e alinhar na sustentabilidade de um modelo social em que se ponha ênfase na redução da pobreza, na criação e ajuda à obtenção de emprego, no combate às desigualdades sociais, na maior dinâmica da economia do país.

Ora esta questão não tem sido debatida entre nós. Há uma falha de debate diferenciador entre modelos sociais relativamente, por exemplo, aos cortes orçamentais de Ferreira Leite e Teixeira dos Santos. É evidente que o equilíbrio das finnças públicas é necessário mas é um instrumento para se caminhar para onde? Qual o modelo social em perspectiva? E então é de questionar se não tem havido debate interno profundo como pode haver o debate europeu?!

Comments:
Aqui está um excelente tema para debate nas Presidenciais. Perceber a visão de cada um dos candidatos e como pensa articular-se com o governo e sociedade para levar à prática o modelo que defende.
Ana Esteves
 
Pedir sacrifícios aos portugueses para a sustentabilidade do sistema social exige esclarecer previamente duas coisas: o sistema social para onde se quer caminhar (estou de acordo que se trata de um tema central como refere a Ana Esteves no comment antecedente e por conseguinte imperioso que se debata nas presidenciais) e segundo que se explique bem que só nos resta essa via. Ora o actual governo tem pecado por não explicar nem uma coisa nem outra.
D. Ponte
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?