2005-10-27
A Cimeira Europeia de hoje
De certeza, pouco se discutirá sobre o modelo social, porque toda a gente está na disposição de evitar a discussão de um tema dificil e pleno de melindre, até porque não há apenas um único modelo social existente na Europa.
Daí que discutir este tema na Europa, onde claramente existem sistemas de previdência bem distintos, onde a pressão sobre estes sistemas é, presentemente, muito forte quer pela evolução demográfica (envelhecimento) quer pelo fraco crescimento da economia, se torne uma tarefa altamentedelicada. E a juntar a isto dá-se a situação de que alguns países (nórdicos) já empreenderam mudanças muito profundas neste domínio, como no modelo social democrata que choca quer com o modelo anglo-saxónico (mais de cariz liberal), quer com o modelo europeu continental e com o modelo mediterrânico onde Portugal se integra.
Este é de facto um tema quente. A discussão deve colocar-se antes a diferentes níveis, sendo o primeiro e principal o nível de cada país. Cada cidadão necessita de perceber porque razão "lhe estão a ir ao bolso". E até pode perceber e alinhar na sustentabilidade de um modelo social em que se ponha ênfase na redução da pobreza, na criação e ajuda à obtenção de emprego, no combate às desigualdades sociais, na maior dinâmica da economia do país.
Ana Esteves
D. Ponte
<< Home