.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-17

 

A colecção Berardo a caminho de França?

Há cinco anos que Joe Berardo tenta arranjar um local apropriado para a sua grande colecção de arte do século XX. Há cinco anos que o Governo, as autoridades, a burocracia, o país encalhado, estuda, analisa mas não decide.
Podia a colecção Berardo minorar a nossa pobreza franciscana museológica no domínio das artes plásticas, mas... que maçada! Quem mandou o homem comprar tantas peças de arte. Não lhe chegam as salas que a Edite Estrela lhe arranjou em Sintra?
A França é que não se distrai e concluiu que poderia ficar com a colecção de graça. E a França tem museus de pintura! Julgo eu.

"Tendo isto em mente, os ministros da Cultura e dos Negócios Estrangeiros do governo francês convidaram Joe Berardo a deslocar-se a Paris na primeira semana deste mês para, em conjunto, lhe proporem duas localizações para instalar as suas obras: uma ilha no Sena, perto de Paris, ou a cidade de Toulouse. Berardo ficou, obviamente, agradado com as propostas.
Mas os franceses fizeram mais. Na última quarta-feira, na sua embaixada em Lisboa, impuseram ao homem de negócios português as insígnias de Chevalier de la Légion d'Honneur. E, na cerimónia, anunciaram que na exposição que marcará a reabertura do Grand Palais em Paris, em Junho de 2006, haverá um núcleo de obras de grande vulto da colecção Berardo."
É o que nos diz Luís Miguel Viana no DN.

Obras de artistas portugueses na Colecção Berardo podem ser vistas no Memórias.


Comments:
Pois é, a França não só tem museus de pintura, como tem também a inteligência para entender o valor deste património de Joe Berardo.

Em Potugal, parece que preferimos ver "passar as carruagens"
 
Cinco anos é demais. Qualquer simples mortal já teria desistido.
Mas penso que Berardo ainda aguarda uma luzinha do governo português. Não acredito que a actual ministra da cultura não se empenhe a fundo nisto. Vamos ter confiança, pressionando. COMO?
 
Caro Rá pois é temos de dar uma ajuda a espevitar o país.
Olá Soslayo.Acrescentei ao post a nacionalidade francesa dos ministros que convidaram o Berardo a levar a colecção para Paris. Se fossem os ministros portugueses teríamos então de os juntar à colecção.
Comentando o JA também acho que a equipa da Cultura fará o melhor para resolver o problema. A ministra é uma mulher sábia e empenhada e o meu amigo Mário, apesar de ser da música, tudo fará também para evitar tal despautério.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Apaguei o comment por erro técnico.

O que dizia o comment era o seguinte. Não devemos ficar parados face a esta situação e actuar em duas frentes. Primeiro fazer chegar ao dono da colecção que tem mais gente/portugueses a puxar para que a colecção fique em Portugal e, segundo, pressionar de forma activa o governo a negociar com o dono da obra a localização de um museu digno. Os blogs também de vez em quando podem ser desafiados para esta missão. Porque não lançar um abaixo assinado?
 
Não percebo o alarido. Aqui ou em França, o que é preciso é que as obras estejam acessíveis ao público e não em armazém.
E quanto a comendas, acho que o homem já as recebeu em número suficiente das mãos desse grande protector das artes que é o inenerrável AJJardim!
Luís Ladeira
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?