.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-15

 

Esta é para Madeirenses

Também pode ser lida por outros portugueses que não pagam mais imposto para a ler.
Os cubanos, como se dizia lá terra, há uns tempos mais atrás, agora menos, desconhecem que na Madeira há de facto um bom serviço de saúde.
Há preços tabelados e os utentes são reembolsados, direi, quase na hora. É sair da consulta, atravessar a rua, ir ao banco e já está.
Quando os cubanos se aperceberem desta realidade vão todos a correr para a Madeira. Todos a inscreverem-se no serviço regional de saúde. E depois é uma questão do governo central mandar mais uns trocos para o défice da saúde.
Apenas se desaconselha esta corrida a quem tenha problemas de boca: dentes, garganta, etc.
E não se interrogam do porquê desta falha dos serviços regionais? Do porquê de todos os madeirenses virem ao dentista ao Continente?
Como diz o povo a razão é de muito simples entendimento. Temos de ir porque o Senhor Presidente aqui não nos deixa abrir a boca.

Comments:
João Abel de Freitas, creio que como cidadão deste país não se insurge por o Serviço Regional de Saúde funcionar nesses moldes!? Da comparticipação! Agora de facto existe uma lacuna nessa área dos dentistas mas daí até eu não poder abrir a boca, valha-nos Deus e, como é que eu poderia comer? Não exageremos.
 
Sobre o primeiro comment, a piada não está no SRS que para o utente madeirense em termos de comparticipação e rapidez de reembolso está uns furos acima do nacional. Quanto à qualidade e gestão já tenho as minhas dúvidas. mas repito a piada não está aí!!!
 
Pergunto: a Madeira não é Portugal?
Porquê esta disparidade de respeito pelo CIDADÃO ? Quem paga?
Claro que, para mim, pagamos no Continente para que AJJ nos insulte.
 
O serviço regional de saúde na Madeira foi criado em 1976/78 com base no figurino da esquerda, ou seja, copiado dos velhos países da ex.URSS.
Acho que não preciso explicar o modelo e qual o papel do Estado neste sistema. É verdade que, na região autónoma, ninguém espera meses por reembolsos. Que a medicina privada está convencionada e nenhum médico pode cobrar mais de 50 euros por consulta. É, também, verdade que há promiscuidade entre público e privado. Mas é por estas e outras que Jardim continua a ter a maioria dos votos dos madeirenses. Por exemplo, a SAUDE é dos sectores que o PS/Madeira não toca e sabem porquê? Porque também beneficia dos vapores da mesma panela, sobretudo os médicos socialistas. Aliás, um deles já chegou a ser director clinico do Hospital Cruz de Carvalho.
Se os madeirenses vão a Lisboa ao dentista porque Jardim, de acordo com a anedota do João Abel, não os deixa abrir a boca na terra onde vivem, devemos incluir na viagem toda a oposição madeirense (sobretudo o PS) que só vai falar a Lisboa, pela surdina, pelos corredores dos ministérios e dos gabinetes, porque não lhes interessa abrir a boca na Madeira. Aliás, o que se passou nas autárquicas do Funchal, a falta de apoio à lista de Carlos Pereira, um economista independente que teve a coragem de dizer que o rei vai nu, mas que foi deliberadamente cilindrado pelos senhores e senhoras do PS local porque a vitória de Carlos Pereira significava alterar o equilibrio de poderes dentro do partido. Este é um dos bons exemplos que revelam os interesses de famílias deste partido, interesses económicos fortissimos que se apresentam em bloco central numa ilha fadada a aturar a vaidade bacoca de imbecis ditos de esquerda que não mexem uma palha porque assim é que estão bem aparados pelos tais vapores de uma panela que indirectamente alimentam. Sofia
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?