.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-19

 

O bom e o Mau

No meio da desgraça que é termos de pagar, com aumento de impostos, milhões para tapar o buraco do défice (eu queixo-me do aumento do IRS, do IVA, do IP, do... sei lá que mais, são tantos!), no meio da desgraça que é as aves andarem para aí a voar sem rei nem roque, ao menos há algumas boas notícias:
* a Autoridade da Concorrência estar a funcionar a sério. Pela primeira vez contra o cartel dos 5 laboratórios farmacêuticos ( Abbot, Bayer, Menarini Diagnósticos, Roche e Johnson & Johnson ) que roubaram ao Estado (a nós) uns 10,4 milhões de euros.
* a Inspecção-Geral da Saúde ir investigar eventuais responsabilidades dos hospitais nos concursos públicos onde se provou ter havido cartelização.
* o ministro Correia de Campos ter pedido à Inspecção-Geral da Saúde para investigar outras situações de compra de medicamentos e material hospitalar.
* a Autoridade da Concorrência aplicar coimas de cerca de 9 milhões de euros a dez empresas de moagens de farinhas (abrangidas quase todas as companhias do sector, incluindo os dois grupos líderes de mercado a Cerealis, grupo Amorim - 4,5 milhões de euros e o seu principal concorrente grupo formado por três companhias (Germen, Ceres e Granel), 1,3 milhões de euros. [link]
* a PJ estar a actuar contra o branqueamento de capitais com investigação no BES e empresas a este banco ligadas tendo, nomeadamente, feito buscas em casas de administradores (Público de hoje, link reservado a subscritores)



P.S.: A Investigação conduzida pela DCIAP do MP envolve não apenas o BES e empresas do grupo mas também o BCP, o Finibanco e BPN. Por agora. Criação de empresas fictícias em paraísos fiscais para branqueamento de capitais e fuga ao fisco. Serão muitos milhões de euros "subtraídos" ao Estado.

Ricardo Salgado, presidente do BES afirmou-se tranquilo e que "poderá haver aqui ou ali alguma negligência, mas a lei fundamental está a ser cumprida". Na entrevista ontem à RTP alertou contra o perigo de, com estas fugas ao segredo de justiça, pelos media, nós irmos a correr meter o dinheiro nos bancos estrangeiros. Então acha que o pagode não sabe que quanto a lavagem são todos diferentes e todos iguais.

Já o BCP, apesar de não ser do espírito santo mas todos sabemos que em santidade não perde com o BES, garantiu a máxima cooperação e que "tem um órgão próprio transversal (!) para zelar pelo cumprimento das normas".

Depois destas garantias estou quase tão tranquilo como o Ricardo Salgado. E Você?



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?