.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-17

 

Orçamento de 2006

Ainda sabemos pouco sobre o orçamento de 2006.
Não sei se, dentro de meia hora, estará o OE disponível no Portal do Governo, apesar de estar anunciada uma conferência de imprensa do MFinanças para as 17 horas e a entrega de CD com o respectivo na AR.
Já aqui se disse algo sobre a curta margem de manobra que tem o MFinanças para trabalhar um OE (20 a 25%). Mas há um parâmetro de qualidade que pode estar mais ou menos claro no OE.
Esse parâmetro tem a ver com o investimento. Como toda a gente sabe, dadas as condições do nosso actual processo de desenvolvimento económico, um país que vem a perder quotas de mercado há bastantes anos, a questão crucial reside em inverter esta situação. E esta situação só se inverte com investimento de qualidade.
Daí que devemos olhar para o OE 2006 nesta perspectiva. Que condições ele oferece ao investimento de qualidade. Que burocracias vão ser simplesmente extintas. Que velocidade vai introduzir na decisão.
O governo teve uma grande ideia, a do choque/plano tecnológico. Até agora, talvez por incapacidade do pelouro responsável, nada de útil. Mais papel menos papel nada acrescentou ao que já havia e algumas ideias eram por demais requentadas.
Ora o plano tecnológico é de base uma coisa muito simples. Trata-se no essencial de acarinhar projectos tecnicamente bons para o país. O papel do governo consiste em agilizar a sua aprovação de forma responsável. Não há nada a saber. Basta copiar o processo em Espanha.
Aqui criou-se mais uma comissão com um Professor a comandar, muito bom, muito competente, ninguém duvida. Só que da vida empresarial sabia pouco e o que há tende para Zero.
Donde tenho fé que este OE possa trazer "num cestinho" melhores novas para o PT, ou seja, desburocratize os processos de investimentos. Se assim fôr trará um grande contributo ao futuro económico deste país.

Comments:
Ouvi a apresentação do MFinanças e pouco ou nada ouvi sobre o investimento. É verdade que os jornalistas também estão mais preocupados com os cortes e se vai gente ou não para o quadro de supranumerários. Ando na Net e não encontro o OE.
Ana Esteves
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?