.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-04

 

OS PRÓS...

Segundo o ministro da Justiça, Alberto Costa, a sua acção imediata assenta em três pilares:

1) DESCONGESTIONAMENTO dos tribunais onde há 2 milhões de processos. Para isso já estão a ser postas em prática 30 medidas entre elas as que retiram aos tribunais a função de cobradores dos bancos, de grandes (e pequenas) empresas e do Estado. Sairá um milhão de processos de dívidas não contestadas e outros processos em que não estão direitos em causa.

2) REVER O MAPA JUDICIÁRIO: racionalização de recursos humanos, do número e localização de tribunais. Com o mesmo pessoal, sem aumento de custos, tornar suficiente e operativo o que hoje não chega. Portugal está no terço superior dos países europeus no rácio agentes da Justiça por habitantes. O problema é a racionalidade. O estudo ainda não está terminado e a medida é para implementar em 2006.

3)MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA - Informatizar os tribunais e os serviços. Desmaterializar os processos acabando com os calhamaços de papel, centenas e milhares de folhas cosidas, reduzindo milhares de quilómetros de viagem de toneladas de papel por ano a meia dúzia de clics com o rato (mouse para os mais esquisitos).

As promessas aqui estão. Voltaremos em 2006 para o "controlo de execução"!
MJ-GPLP
Comments:
Três cartazes do candidato à Junta de Freguesia de Santiago do Cacém foram vandalizados. Curioso o facto de, mesmo por cima de um deles estar um da CDU, que pelos vistos não incomodou a pessoa que destruíu os do PS!
Vai assim o respeito pelas regras da convivência democrática em Santiago do Cacém!
 
3 medidas excelentes, realizáveis e de execução aferível (nada daquelas coisas vãs que Sampaio tanto gosta).

Costa perdeu muita boa imagem depois da sua desastrada gestão da crise dos incêndios. Esperemos que retome a boa imagem que já teve e que seja neste sector tão caótico como este.

Veremos se os Juízes não fazem "greve" contra a melhoria do sistema, eles que são hoje os maiores beneficiários do seu Caos...
 
Penso que nessa altura poderá voltar a fazer a mesma pergunta!
Para já apenas vi transferências internas... saem de um tribunal e entram noutros os processos que se querem libertar!!!
 
Nestas como noutras matérias, este Governo tem boas ideias.

Nalgumas outras como o aumento do IVA e a solução OTA tem ideias imbecis...

Mas ainda lhes falta, realmente, provarem que têm capacidade para por as boas ideias em prática. Até agora, as únicas que vi serem implementadas com sucesso são as do ministério da educação.

Na área do ex-blogger do Puxapalavra não tenho visto sequer ideias, infelizmente...
 
Repetindo o que já disse noutro post, acreditei em José Sócrates desde o primeiro momento, assim como acredito hoje, mais do que em Fevereiro, no governo que ele lidera.
Cumprimentos do «Liblog» - http://planetamercuryii.blogs.sapo.pt
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?