.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-18

 

Plano Estratégico Nacional de Turismo

Até final de 2005, o País terá um Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), segundo Bernardo Trindade, Secretário de Estado para o sector. É uma boa notícia. Ficamos apenas a aguardar as ideias inovadoras quer em termos de conteúdo quer em termos de reestruturação das instituições do sector público.

Neste último aspecto, há muito para rever. Há uma grande sobreposição de instituições, a nível regional, com funções nesta área, pelo menos 4 tipos de instituições. Só uma análise fina nos pode dizer o desperdício financeiro que esta teia de instituições acarreta para o país, não aplicado, por exemplo, na promoção.

Serão dez os pontos básicos do PENT. Sinceramente, esperam-se ideias inovadoras designadamente o lançamento da avaliação de novos segmentos que na Europa começam a ter relevo significativo, como por exemplo, o turismo de descoberta económica (designação francesa), em que Portugal está a zero e, no meu entender, disfruta de grandes potencialidades em algumas zonas como o Barreiro, Marinha Grande, Vale do Ave, etc.

Comments:
O turismo é um bom tema de reflexão, até porque parece que passa por ele, a acreditar na moda, a "salvação" deste país. Sou economista com funções docentes mas sem qualquer habilitação a mais do que um cidadão atento. E também já ouvi, sobretudo de industriais, que se está a correr o mesmo risco que em outras actividades, ou seja, que grande parte da cadeia de valor não fica nas mãos das empresas nacionais. Donde, se se quer apostar a sério no Turismo, tem de se planear a sério e já agora ver como explorar novos segmentos. Poderia, então, o autor dizer-nos, o que é isso de turismo de descoberta económica? Para mim é de algum modo novidade e certamente como eu haverá muitos. Será inclusive que os nossos responsáveis estão a par? É que ainda há pouco tempo "acompanhei" as notícias pela imprensa de Ernâni Lopes para o sector e não ouvi falar disso? Será que lhe vão dar outro estudo?
Ana Esteves
 
Ana Esteves, li o seu comentário. Acho que é muito pertinente. Levanta questões que me ultrapassam. Apenas prometo falar, em post próprio, do que é hoje o Turismo de Descoberta Económica, reconhecendo que, em Portugal estamos tendencialmente a zero nesta matéria. Mas não é desesperante, sobretudo se arrancarmos bem. Não li mainda o trabalho do Prof. Ernâni. Li as conclusões e nelas não há referência.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?