.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-10-16

 

Vasco Pulido Valente e... o Expresso

Mais uma das crónicas demolidoras de Vasco Pulido Valente (VPV). Desta vez, contra ou a favor do Expresso, conforme os olhos dos directores (os novos/velhos) e de Pinto Balsemão penetrarem na crónica de VPV. É pena que não esteja disponivel na NET, (o Público é para assinantes) pois é de se ler e revejo-me nela, como leitor.

VPV, com o seu estilo próprio, diz a coisa mais comezinha: o Expresso está muito mau há muito tempo. No entanto, continua a ter uma grande fidelidade, apesar das críticas e conversas que todos temos sobre a sua qualidade. Ainda ontem, conversava com vários amigos e amigas sobre a primeira página. E todos dizíamos. É uma primeira página típica do 24 horas, com o destaque da diplomata que arranha o colega na cara à entrada para uma reunião internacional, de tão requentada já nem notícia é, mais as histórias da Fátima Felgueiras. Mas até parece que o País vive disto. Basta olhar para as últimas eleições.

Um jornal de referência, é isto?

Até se admite que estes casos pudessem ser objecto da primeira página, se bem trabalhados e analisados. Mas análise é o que o Expresso não faz há muitos anos. Em todo o primeiro caderno de ontem nada de análise, nem de novo trazia.

Apesar disso, lá comprei o Expresso. Apenas demovi outros de o fazer.

Não resisto transcrever uma curta passagem de VPV sobre a subsistência do Expresso: "O mistério está na fidelidade ao Expresso da classe média portuguesa (cuja iliteracia ele provavelmente reflecte) e na razão por que não apareceu, nem aparece, o concorrente sério de que o país precisa".


Comments:
É caso para dizer que Portugal tem o Expresso que merece...

O nível do Expresso assemelha-se ao da SIC, uma tv decadente completamente focada para as audiências. À sua semelhança, o Expresso tornou-se num tijolão carregado de publicidade e onde os conteúdos são cada vez mais fracos.

Na guerra das audiência aproximou-se da linha editorial do 24H, pq é esse que a maioria dos grunhos tugas preferem.
 
Pode ser mauzinho...mas não há melhor como semanário!
Já teve melhores dias, é verdade!
 
Concordo consigo. Trata-se de uma das análises de VPV melhor conseguidas. Desinibida, isenta, porque ele também andou por lá, não é verdade?
 
O artigo de fundo da última revista Sábado, assinado por Ferreira Fernandes,sobre os bastidores do EXPRESSO - «os segredos do jornal mais poderoso do país» - revela a páginas tantas que depois de Rangel descrever o «seu casaquinho cor de merda", José António Saraiva «vingou-se» dando a notícia do divórcio de Rangel e Marante na capa.
 
As "grandes" figuras têm dessas vingançazinhas!!!O arquitecto é uma figurinha, não sei se figurão.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?