.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-11-14

 

Os "talibans" de Espanha

Um milhão e meio de pessoas, segundo os organizadores, (350 mil segundo El País, gente demais mesmo assim) participaram ontem, em Madrid, numa manifestação contra a nova lei do ensino.
Convocaram: a Confederação Católica de Pais de Família e Pais de Alunos, com o a apoio da Conferência Episcopal Espanhola, que nos púlpitos apelou à mobilização, e do Partido Popular (PP).

Contra que protestam na nova lei? Como o Estado não é confessional o Governo decidiu que nas escolas a disciplina de religião (que continua a ser paga pelo Estado, por católicos e ateus) passe a ser facultativa e não conte para a passagem do ano.
Mas os talibans-católicos com a direita do PP agarrada à saia dos bispos querem obrigar todos a ter a disciplina de religião (católica, claro!) e que conte para a passagem de ano.
Liberdade? Fundamentalismo católico.

Apesar de criticado pela União Europeia (não foi o Barroso certamente) menos dominada pelo catolicismo que atrasou com a contra-reforma, a Inquisição e a imposição da ignorância, os países do Sul europeu, o Estado espanhol isenta a Igreja de IVA e de imposto sucessório, financia a Igreja e os seus colégios com três mil milhões de euros por ano.

Com que sonha esta gente? Com o antigamente? (Fonte: Público e El Pais. Links indisponíveis)

Comments:
É pá, puseste-me os cabelos (que me sobram) em pé! Bolas! Em resposta e alerta, nada como um poema que lá deixei no meu canto e te fica dedicado. João Tunes
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?