.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-11-15

 

Paris aqui tão perto (8)



Raínha Maria Antonieta

A boutade de Sarkozy - chamar escumalha e gangrena a uns quantos franceses e não franceses dos subúrbios - pela insensibilidade, oportunismo, e grosseria metafórica, obviamente inadequada num governante que se dirige a pessoas e dá o tom aos estilos de intervenção policial, fez-me recordar a teoria dos mundos paralelos, em que um grupo social perde, de facto, o contacto com a «realidade» dos outros.

Conta-se que Maria Antonieta, Raínha de França, mulher de Luis XVI, perante a gritaria dos manifestantes em frente do Palácio de Versalhes, num agitadíssimo protesto contra o aumento do preço pão, terá tido dificuldade em compreender aquela vozearia indistinta. Enquanto o seu real esposo era pressionado pelos deputados para assinar a Declaração dos Direitos do Homem (há sempre uma história de direitos por detrás de cada episódio...), ela perguntava a um próximo:

- «Que disent ils alors

Ao que o próximo respondeu:

- «Du pain, Madame, ils veulent du pain et ils n’en ont pas!»


Maria Antonieta, num rasgo de sageza real terá então sentenciado:


- «S’ils n’ont pas de pain, qu’ils mangent de la brioche!»


Se assim foi, não se percebe bem se a Raínha terá proferido tal insensatez por cinismo ou ingenuidade. O certo é que, enquanto a Raínha perdeu a cabeça a 16 de Outubro de 1793, Nico (Nicolas Sarkozy) «apenas» arrisca uma ambicionada candidatura à Presidência da República Francesa.

É caso para perguntar se tais republicanos alguma vez valeram as cabeças que os seus antepassados mandaram guilhotinar.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?