.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-11-17

 

PESOS PESADOS do PSD discordam de Marques Mendes

Vai-se sabendo aos poucos... mas muita gente no PSD discordou do NÃO ao orçamento para 2006.

A somar a Manuela Ferreira Leite, como ontem aqui se referiu, dois outros ex-Ministros das Finanças do PSD, Miguel Beleza e Eduardo Catroga, vieram dizer que aquele não seria o seu voto, defendendo Miguel Beleza inclusive a aprovação do orçamento. Subjacente a esta postura está a argumentação de que a oposição deve ter uma atitude construtiva e se este orçamento é, nos seus princípios, melhor que os anteriores, o Não não se justificava.

Outro peso pesado é Pacheco Pereira que ontem, na Quadratura do Círculo, admitiu que "o orçamento não foi o melhor momento do PSD".

Este naipe de pessoas tem o seu círculo de influência, pelo que Marques Mendes/Miguel Frasquilho, que teve de, à última da hora, dar um golpe de rins à procura de argumentos para o Não, ficaram algo mal na fotografia de grupo.

Mas este naipe de pessoas é todo da "entourage" de Cavaco.
Qual então a postura do candidato? Poderá subentender-se que é defensor, no mínimo, da abstenção?

Comments:
Ou seja, uma parte significativa do PSD apoia este orçamento. Está tudo dito.

A propósito o termo "postar" não me parece próprio da língua de Camões.

José Manuel
 
A posição dos barões do PSD de "apoio" ao OE releva muito mais da guerra ao actual líder do que de verdadeiro apoio ao orçamento. É uma guerra ainda em fogo brando e para manter a agenda porque as próximas legislativas estão ainda a 3,5 anos. Se fosse o Borges ou a Manuela que estivessem ao leme faziam o mesmo ou pior porque a dinâmica partidária entre nós instituída é a de terra queimada, como prática "normal" de oposição. Ainda que a orientação de Sócrates no OE (redução do défice com base na redução da despesa)seja a mesma que a do PSD, do CDS, e também do PCP e do BE se estivessem (mesmo por absurdo)no Governo pela razão simples de que nesse aspecto o OE não é de Lisboa mas de Bruxelas. Claro que a diferença estaria no como fazer e cada um destes partidos faria à sua maneira.
De modo que, comentando o José Manuel não me parece, antes pelo contrário, que esteja tudo dito. A ideia de que Sócrates é + ou - igual , Mendes ou a Borges (tendência neo-liberal em crescimento no PSD)é apenas uma ideia que decorre mais da capacidade de resolução do órgão visual do que da realidade propriamente dita. E nessa capacidade de visualizar os tons que vão do preto ao branco, hoje em dia, vai quase tudo.
Quanto ao postar estou inteiramente de acordo mas depois de várias voltas ao template e outros locais de formatação do visual do blog não descubri onde mudar esse impertinente brasileirismo. Alvíssaras a quem ajude.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?