.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-11-23

 

Plano Tecnológico (1)



Cortesia do Alerta Amarelo


1. Fiquei a saber, pelas notícias de hoje, que o Plano Tecnológico, afinal, apesar de apenas amanhã ir ser apresentado a público, já está em execução há uns tempos. O ensino de inglês nas escolas já dele fazia parte, etc. Peço humildemente desculpa ao Governo. Eu é que estava distraído. Apresentar-se-á, portanto, amanhã, um plano que só então vai ser divulgado apesar de a sua execução se ter iniciado não sei quando.


2. Fiquei a saber, também, que não sendo ainda conhecida, em pormenor, a composição do Conselho Executivo do Plano tecnológico, a do Conselho Consultivo já o é. A imprensa traz os 41 nomes mailos respectivos cargos e sectores. Pus-me a imaginar aquele conselho consultivo a funcionar (mesmo em diferido, mesmo sem os juntar todos e todas) e suspendi o exercício.


3. Porquê? Por razões de carácter social. Dei com mais de 20 membros com responsabilidades de destaque em grandes empresas (6 dos quais na Banca); 5 membros de afortunadas fundações; 2 associações patronais; e 11 universitários, uns mais para a reitoria, outros para a investigação e docência, outros, ainda, mais para a política. Fiquei com receio de não lhes chegar o tempo para estabelecerem pontes com organizações sindicais, profissionais e outras associações, investigadores com provas dadas, especialistas, etc.


4. Foi o PS que ganhou as eleições (com maioria absoluta, eu sei...) e, por isso, compete ao seu governo fazer estas escolhas todas. Estou a ver. Tendo já passado de moda a análise de «classe» da composição das estruturas, fica-me esta dúvida. A presença das organizações patronais e a ausência de organizações sindicais não quererão mesmo dizer nada? Puxa! Palavra?


Comments:
MC,
depois de ler a notícia do PÚBLICO de hoje, na página 31 «Conselheiros questionam tutela do Plano Tecnológico», venho dar razão às suas inquietações, ainda que não partilhe do tom escarnecedor que passa na sua prosa e na escolha da foto que a ilustra. É lamentável que o conjunto de medidas estratégicas destinadas a acelerar a transição para a «Sociedade Informacional», esteja ainda tão balbuciante. Bom, e agora, vamos lá à apresentação.

WatchDog
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?