2005-11-15
Retoma Económica na Europa?
Joaquim Almunia, o Comissário Europeu dos assuntos económicos e monetários, disse ontem em Bruxelas estar confiante numa "retoma sólida" da economia europeia, em 2006.
Almunia não adiantou números que, apenas, serão divulgados pelos serviços da comissão na próxima 5ª feira - as previsões de Outono.
Segundo Almunia já o 2º semetre de 2005 terá um melhor desempenho em termos de crescimento do produto e o motor desta mudança deve-se ao aumento do consumo interno.
Depois deste anos de estagnação ou de muito fraco crescimento da economia europeia chegam as perspectivas de melhoria.
Para a economia portuguesa são boas notícias que podem ajudar a sustentar a taxa de exportação prevista para 2006. Mas não constituirá, senão um pequeno desafogo, porque o que há para mudar são questões de natureza estrutural, onde o tão "desejado" Plano Tecnológico do ministro Manuel Pinho deveria ser uma das alavancas chave.
Pelo que se tem lido, parece estar a apostar-se em mais um documento e em medidas já vistas e revistas. Se ao menos lhe dessem coerência!!!.
Um plano tecnológico a sério tem de ter por base uma coisa muito simples. Acarinhar os bons projectos que surgem. E acarinhar significa coisa tão simples como esta: não arrastar de secretaria para secretaria, de ministério em ministério uma decisão sobre os mesmos.
Criou-se a figura PIN (Projectos de Interesse Nacional), positiva, mas porque incompleta não tem tido o efeito desbloqueador esperado. Há PIN bloqueados, apesar de ainda serem em número reduzido.
E porque criar a figura de projecto de interesse público? Um projecto privado tem, em muitos casos, tanto ou mais interesse público que muitos dos públicos.
Comments:
<< Home
RN e João Abel, infelizmente não tive outra alternativa senão apagar o soslayo. Se puderem venham até ao meu novo canto:http://mategoinmente.blogspot.com/. Um abraço aos dois.
Enviar um comentário
<< Home