2005-12-09
As interrogações do austero professor de economia
E, segundo reza a história viva e ouvida, o professor de economia proferiu estas brilhantes tiradas:
- Há alguma razão para que o crescimento economico na vizinha Espanha ande nos 3,3% e em Portugal seja 0%?
O que é que os espanhóis têm a mais que os portugueses?
E remata esta fase comparativa "há aqui qualquer coisa que tem de mudar e tem de mudar rapidamente". Esta frase apanhei na íntegra e por isso aqui fica registada entre comas.
Recordam-se de que se dizia (faltou acrescentar comigo) que Portugal ia ser a nova Califórnia da Europa?
Nenhum português, no pós 25 de Abril, teve tanto tempo de governação, tanta responsabilidade política na gestão do País como Cavaco Silva. Foi Ministro das Finanças, um lugar chave em qualquer país do Mundo e 10 anos Primeiro Ministro.
Até Cavaco ascender ao poder, o país viveu em grande instabilidade com governos de curta duração.
Mais de 1/3 do tempo a governar Portugal no Pós 25 de Abril e não foi capaz de dar um contributo estruturante para a mudança da base económica do País e, por isso, temos hoje um país com a maioria das suas produções em perda de quota no comércio internacional e no mercado nacional porque não temos produtos competitivos.
O próprio Cavaco Silva reconheceu ainda há dias que fez/investiu muito no betão e pouco na inteligência. Como pode pois vir falar de Portugal como nova Califórnia?!!. Onde está a inteligência para um projecto dessa envergadura? E mesmo quando lançaram algumas infraestruturas tecnológicas tão necessárias pouco além foram do Betão.
<< Home