.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-12-09

 

As interrogações do austero professor de economia

Ontem à noite vi e ouvi, num dos canais televisos, algumas interrogações comparativas de Cavaco Silva entre as economias de Espanha e de Portugal.

E, segundo reza a história viva e ouvida, o professor de economia proferiu estas brilhantes tiradas:

Mas, continuando numa noite de "elevada inspiração", foi acrescentando que isto sucede apesar dos dois países terem a mesma envolvente internacional (certamente, quereria dizer, europeia) e a mesma conjuntura.

E remata esta fase comparativa "há aqui qualquer coisa que tem de mudar e tem de mudar rapidamente". Esta frase apanhei na íntegra e por isso aqui fica registada entre comas.

E depois tentando "fazer render" o seu passado atirou poeira para os presentes com a seguinte interrogação:

Recordam-se de que se dizia (faltou acrescentar comigo) que Portugal ia ser a nova Califórnia da Europa?

Espero que hoje no debate Francisco Louçã lhe explique algumas das razões destas perguntas de circo e sobretudo das responsabilidades dos governos de Cavaco Silva nos graves problemas estruturais da economia portuguesa de hoje mas que têm bases bem recuadas e profundas de inadequação.

Nenhum português, no pós 25 de Abril, teve tanto tempo de governação, tanta responsabilidade política na gestão do País como Cavaco Silva. Foi Ministro das Finanças, um lugar chave em qualquer país do Mundo e 10 anos Primeiro Ministro.

Mais de um terço de governação, em tempo, no pós 25 de Abril. É importante que este facto determinante seja vincado, para se entrar no âmago das questões/causas do nosso atraso económico.

Até Cavaco ascender ao poder, o país viveu em grande instabilidade com governos de curta duração.

Donde, a crise actual não sendo culpa apenas de Cavaco Silva, a sua quota parte é deveras importante.

Mais de 1/3 do tempo a governar Portugal no Pós 25 de Abril e não foi capaz de dar um contributo estruturante para a mudança da base económica do País e, por isso, temos hoje um país com a maioria das suas produções em perda de quota no comércio internacional e no mercado nacional porque não temos produtos competitivos.

Os seus governos também geriram importantes somas de fundos comunitários, onde estão os resultados?

O próprio Cavaco Silva reconheceu ainda há dias que fez/investiu muito no betão e pouco na inteligência. Como pode pois vir falar de Portugal como nova Califórnia?!!. Onde está a inteligência para um projecto dessa envergadura? E mesmo quando lançaram algumas infraestruturas tecnológicas tão necessárias pouco além foram do Betão.


Comments:
Seria bom que se tivesse interrogado quando esteve nos governos e tivesse aprendido com Felipe Gonzalez em vez de desdenhar então das suas políticas e vir agora encenar "inquietações" e empatias com a opinião pública.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?