.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-12-15

 

Atrasos de Pagamentos

A situação em Portugal continua a degradar-se. No segundo semestre deste ano, as dificuldades globais que as empresas portuguesas têm sentido na cobrança das dívidas aos clientes aumentaram. Mas não se trata apenas de atraso nos pagamentos (Outubro de 2005 - 87,5 dias contra 85,3 no mesmo mês do ano anterior) mas está em aumento também a taxa de incobráveis. O Estado é um dos principais culpados no atraso de pagamentos.

Ora este facto, um dos custos de contexto, como recentemente se tem designado, é deveras penalizador do crescimento económico, mesmo quando as empresas impolam os preços para dar alguma cobertura a esta situação.

A título de exemplo recorrendo a estimativas da Intrum Justitia, ontem divulgados, "compensar os custos com incobráveis de 3%, é necessario um crescimento de 13%", o que nos tempos que correm não é fácil, sendo porém fácil atingir incobráveis daquele valor.

Comments:
Por estas, sobretudo, e por outras, é que muitas micro ou pequenas empresas desaparecem. E a seguir ainda têm que ouvir, constantemente, que não temos empreendedores.
 
Para além do mau exemplo que o Estado insiste em dar e que resulta em primeiro lugar de uma crónica suborçamentação este fenómeno do atraso dos pagamentos por parte do Estado afecta toda a economia e funciona como o detonador de uma bola de neve que aqui começa e que depois se propaga até ao cliente final.

Numa economia que depende ainda tanto do Estado estes atrasos sistemáticos funcionam como um trvão económico, e nesse aspecto concordo em absoluto consigo!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?