.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-12-15

 

Egas Moniz morreu há 50 anos

Egas Moniz, o primeiro Nobel português. Morreu há 50 anos. A efeméride tem vindo a ser assinalada. Mas para quê mais palavras se está tudo aqui!


Comments:
Obrigado por te teres lembrado e, é claro, pela referência. Se por acaso souberes de alguém capaz de identificar a circunstância (incluindo a data) da foto em que o Egas Moniz se encontra ao lado de Ruy Luis Gomes, avisa. Será 49? Ou, antes, 51?
Um abraço
 
Egas Moniz foi abundatemente usado pelo antigo regime na sua propaganda. Mas isto não é importante, porque isso até aconteceu com o próprio Pessoa. Mas, importante é o facto de ele ter usado métodos que hoje são considerados desumanos e que se encontram afastados da prática clínica. Um percursor? Talvez... Mas a que custo?
 
________________________________

O paralelismo que o Rui Martins estabelece entre Pessoa e Moniz levar-nos-ia longe. De facto, foram ambos aderentes do sidonismo. Pessoa chegou mesmo a escrever o elogio de Sidónio Pais «O Presidente Rei», enquanto Moniz foi ministro e lugar-tenente político-partidário de Sidónio. (Uma bom tema para o blogue «Egas Moniz», obrigado). Porém, as relações entre Moniz e o Estado Novo foram mais complexas. O núcleo duro do regime fascista e Moniz, inter-utilizaram-se, procurando um equilíbrio conveniente para ambas as partes.
 
Caro Manuel, não sei de que foto falas. Mas não vejo hipótese de Egas Moniz ombrear, para o fotógrafo, com Ruy Luis Gomes em 1951 (nessas eleições, Egas esteve por Quintão Meireles e contra a candidatura de RLG, esta já muito afunilada no PCP). Em 1949, talvez, e no MUNAF original, à volta da candidatura de Norton de Matos (esta sim, muito abrangente). Mas, repito, isto é mera especulação dedutiva (o último livro do JPP - o 3º sobre Cunhal - traz muita informação sobre as movimentações da Op Democrática neste período e, nomeadamente, sobre os posicionamentos de Egas Moniz de oposição "moderada" ao regime salazarista e o seu relacionamento com as restantes forças opositoras). Abraço. João Tunes
 
__________________________________

João Tunes,

A foto de que falo está afixada noblogue Ruy Luis Gomes (centenário do nascimento) e tb no blogue «Egas Moniz», pois há um interesse comum quanto à datação (e identificação dos restantes presentes.
Não estava a pensar necessariamente nas campanhas eleitorais. Há outras datas, que têm a ver com outros calendários (da Academia das Ciências de Lisboa ou da Universidade do Porto). Em 51, Egas esteve por Meireles, mas depois de ter sido convidado a candidatar-se e ter recusado. O seu aparecimento em qualquer cerimónia pública para ler a sua declaração de apoio a Meireles resta, pelo pouco que conheço, uma hipótese. De qualquer modo, obrigado pelas dicas. Já tenho o livro do JPP. Com esse estímulo, não posso deixar de lê-lo. Um abraço
 
Esta fotografia que aparece no blogue "Ruy Luís Gomes" deve ter sido tirada numa cerimónia de homenagem a Egas Moniz pela obtenção do Prémio Nobel em 1949. Ver http://ruyluisgomes.blogspot.com/2005/10/egas-moniz-e-ruy-lus-gomes-numa-foto.html
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?