.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-12-21

 

Que ideias tem Cavaco Silva para este país?

No debate de hoje vieram ao de cima apenas ideias muito genéricas e banalizadas. Mesmo quando provocado por Mário Soares sobre a globalização e os efeitos em Portugal, Cavaco Silva não saiu desse registo. Sentiu-se espicaçado e arranca com o discurso numa visão restrita da globalização, como uma realidade inegável e que abre janelas de oportunidades de negócios a aproveitar, faltando-lhe-lhe claramente a visão política deste processo, dos seus efeitos sociais e do papel e/ou da criação de instituições internacionais para o equilíbrio desses impactos sobre a vida dos povos.

Mesmo falando do "seu forte" que é, sem dúvida, a economia na perspectiva das finanças públicas, Cavaco Silva falou, falou, mas só de simples constatações, número de desempregados elevados, taxas de crescimento baixas, abandonos do ensino, afirmando, face a esta situação de crise grave que é preciso criar riqueza, aumentando a produção, exportando, aumentando a competitividade.

Independentemente da velha questão de que, no nosso sistema político, o Presidente não tem instrumentos de acção directos para actuar sobre estas matérias, o Presidente deve acompanhar as políticas do governo para fazer a sua magistratura de influência, não podendo deixar de ter ideias sobre as questões.

Cavaco Silva não as revela, refugia-se em ideias gerais, mas sabe, tem obrigação de saber que a competitividade não se obtém carregando no botão. Dizer que Espanha cresce a 3,6% ao ano e Portugal abaixo de 1% alegando que a conjuntura internacional é a mesma, quase insinuando que há "forças ocultas"a impedir, é demagogia pura pois Cavaco Silva sabe bem que as estruturas produtivas são bem diferentes e que é aí que está o problema.

E see fosse honesto deveria reconhecer que tem muitas culpas nesta situação pois governou dez anos este País e não foi capaz de lhe introduzir reformas de fundo que hoje sustentassem um desenvolvimento como o de Espanha.

Comments:
APÓS O DEBATE DE ONTEM, TENHO A DIZER O SEGUINTE:
Possivelmente e no actual contexto, Mário Soares não será o candidato ideal para Presidente da República, mas Aníbal Cavaco Silva também não o é. Vou mais longe, Cavaco Silva em Presidente da República pode tornar-se perigoso para o bom funcionamento das instituições democráticas!
Alguém porventura ficou a saber o que pensa sobre o alargamento na Europa, a política internacional, a negociação dos quadros comunitários de apoio, a globalização da economia à escala mundial, as transformações que a sociedade sofreu desde que ele hibernou, sobre a guerra no Iraque, a política externa, o caos da justiça que foi deveras instrumentalizada pelos partidos que agora o apoiam, etc, etc?
Só debita números, números, números e algumas banalidades. Penso até que ele está equivocado com as competências do cargo a que se candidata, ou então está a atirar poeira para os olhos dos portugueses. Cada vez que fala transmite-nos a ideia de que vai governar o país parecendo até que está a concorrer a ministro das finanças ou a primeiro-ministro.
Cavaco Silva governou durante 10 anos, em que entrava dinheiro da CEE a rodos e em que o Estado arrecadava milhões nas privatizações e o que fez além de estradas e do CCB. Reformou algum serviço? Desenvolveu a indústria e a agricultura com os apoios comunitários? E em termos de défice das contas públicas? Alguma vez teve as contas equilibradas?
No segundo mandato como primeiro-ministro então foi uma desgraça. Não havia uma única semana em que não fosse denunciado um caso de corrupção ou de desvios de fundos, envolvendo gente de sua confiança.
Vejamos o que diz o Ribeiro e Castro, o Nuno Melo e outros tais que veêm em Cavaco Silva a hipótese de ouro de fazerem um acerto de contas com o 25 de Abril. Actualmente, toda a direita vê em Cavaco Silva a hipótese de regressar ao poder quanto antes!
Por estas e por outras, não voto em Cavaco Silva, nem tão pouco lhe reconheço as qualidades que apregoam por aí. Cavaco Silva nem é nem nunca foi um às em economia, nem tão pouco é considerado um professor universitário de excelência!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?